Faculdade de Comunicação Social do Unasp-EC promove aula magna

Acontece no Unasp

Escrito por

Giovanni Manzolli

Publicado em

05 mar 2020

Os alunos assistiram palestras que abordaram temáticas do mercado de trabalho contemporâneo, na área da comunicação.

Alunos dos cursos de Comunicação Social das duas habilitações (Rádio, Televisão e Internet – Publicidade e Propaganda) do Unasp campus Engenheiro Coelho, participaram de uma aula magna nesta quarta-feira, 04, no auditório do prédio residencial masculino do campus.

Todas as turmas dos dois cursos estiveram presentes para assistir a palestras com profissionais da área de comunicação. Durante o evento foram divulgadas as ações e conteúdos das agências experimentais da própria faculdade, além da abertura de vagas para os grupos de pesquisa acadêmica da área de comunicação.

Também foi lançado um QR code que leva os alunos a um grupo de Whatsapp da coordenação da faculdade, para que possam tirar dúvidas ou pedir orientações sobre as atividades acadêmicas.

“Um evento como esse é importante porque eu trago alguém do mercado e ele vem falar para o aluno ‘o mercado está assim’ e, a partir disso, o aluno consegue olhar para a nossa grade e pensar ‘estou aprendendo isso?’. É um alerta até para os professores, que estiveram em peso aqui”, diz Rodrigo Follis, coordenador dos cursos de Comunicação Social e Jornalismo.

A direção do Unasp-EC marcou presença no encontro por meio do Pró-reitor de Desenvolvimento Espiritual e Comunitário Associado, Ebenéser de Oliveira, que realizou uma reflexão bíblica para o início da aula, e do Pró-reitor Acadêmico Associado da Educação a Distância, Everson Muckenberger.

Os palestrantes convidados foram a roteirista e diretora da série 3% da Netflix, Carol Rodrigues, o diretor de estratégia na agência Tribal Worldwide, Felipe Gavronsk e o diretor e produtor executivo na Mutato Produtora, Jairo Neto.

As exposições abordaram temas como a produção de roteiros audiovisuais, novas narrativas digitais e planejamento e estratégias de divulgação aliados às tecnologias da informação.

“Comunicação, hoje, deixou de ser seguimentada, não existe mais só o radialista ou só o publicitário. Tudo se mistura na comunicação, ela está cada vez mais hibrida. Então, é sempre relevante a gente ter esse tipo de palestra como as de hoje, sobre uma agência que também é produtora e desenvolve conteúdo. Isso acaba relacionando todas as nossas áreas de atuação”, comenta Sâmela de Carvalho, professora dos cursos de Comunicação Social e organizadora da aula magna.

A aluna do primeiro semestre de Publicidade e Propaganda, Shantrice Pimentel, 20, conta que o conteúdo transmitido pelos especialistas convidados a ajudou a encontrar sua área de interesse no curso. “Eu estava precisando daquelas palestras, porque eu não estava familiarizada com essas áreas. Então, foram muito esclarecedoras para mim sobre toda área de publicidade, marketing e mídias sociais. Acho que foi bem didático, descobri a minha vocação”.

“Quem faz Rádio e TV, não necessariamente vai trabalhar em uma televisão ou em uma rádio. Podemos trabalhar em uma revista ou em uma agência publicitária. É muito legal agregar esse conhecimento compartilhado, tanto para o mercado de trabalho, quanto para eu saber o que vou fazer na minha vida, agora”, explica a formanda de Rádio, Televisão e Internet, Luiza Simões, 21.

As aulas magnas são promovidas semestralmente por todos os cursos do Unasp-EC. A aula magna que reunirá todos os estudantes de todas as graduações em um só evento, ocorrerá na próxima quinta-feira, 12.