Acontece no UNASP

Exposições surpreendem alunos na Semana da Bíblia do Unasp

Presente no dia a dia de milhões de pessoas e reconhecida como literatura mais vendida em todo o mundo, a Bíblia, o principal livro do cristianismo é também ferramenta de pesquisa e fonte de conhecimento histórico para estudiosos de diversas áreas da ciência. Em 2016, ano em que o Unasp está incentivando todos os seus […]

Texto: Tainá Macedo

Presente no dia a dia de milhões de pessoas e reconhecida como literatura mais vendida em todo o mundo, a Bíblia, o principal livro do cristianismo é também ferramenta de pesquisa e fonte de conhecimento histórico para estudiosos de diversas áreas da ciência. Em 2016, ano em que o Unasp está incentivando todos os seus alunos e funcionários a pesquisarem mais a Bíblia e a experimentarem os resultados de pôr em prática os princípios que ela traz, aconteceu entre os dias 22 e 26 de fevereiro a Semana da Bíblia.

Através de duas diferentes exposições, estudantes da educação básica, do ensino infantil ao médio, e universitários de diversos cursos do Unasp-SP, tiveram a oportunidade de aprender com curiosidades e até elementos culturais dessas escrituras que são consideradas sagradas. No saguão do Edifício Universitário, professores e servidores do ensino superior, organizaram 6 espaços reservados para os alunos e visitantes analisarem melhor a história e as peculiaridades da Bíblia na exposição que teve como tem A evolução da distribuição da Bíblia.

O roteiro do passeio incluiu o maior achado arqueológico do Cristianismo, os Manuscritos do Mar Morto, encontrados em 1947 nas cavernas de Quran. O local foi reproduzido para o público.
A exposição mostrou também como funcionou a transmissão dos textos sagrados ao longo dos séculos e o trabalho dos Massoretas, homens responsáveis por preservar as escrituras. Um exemplar da Torah ficou exposto.

No stand A Prensa de Gutenberg, cada visitante que passava tinha a oportunidade de escrever à mão versos do evangelho de João em papel especial que será encadernado. Já no espaço A Bíblia na Atualidade, o incentivo era para o compartilhamento de textos bíblicos através das redes sociais. Ao passar pelo stand Promessas, cada visitante da exposição pôde levar uma promessa bíblica como lembrança. A visita só terminava na Sala de Oração. Após refletir e estudar as peculiaridades e atributos da Bíblia, o momento era propício para uma comunhão mais íntima com Deus através da oração.

A segunda exposição, Coleção de Bíblias, aconteceu no hall do Salão Nobre e foi apresentada pela Sociedade Bíblica Brasileira, SBB. Durante toda a Semana da Bíblia, as portas do auditório permaneceram abertas para quem desejasse conferir cada um dos 8 stands contendo a diversidade de versões impressas das escrituras, além de curiosidades e exemplares especiais como, por exemplo, traduções nas línguas em que a Bíblia foi escrita, bíblias indígenas e a Bíblia em Braille. Nos dias 23 e 24 de fevereiro, os alunos do Colégio Unasp, assistiram a palestras com o pastor Gilvan dos Santos Lima da SBB que apresentou como as bíblias são produzidas nas gráficas da SBB desde os maquinários até os processos manuais.

O estudante de Psicologia, Nailson Alves, considera a importância que a semana da Bíblia teve para ele. “Achei muito válido essa exposição porque é muito interessante sabermos como foi que surgiu as escrituras. Para nós, alunos do Unasp, na correria do dia a dia é de suma importância parar uns minutos para obtermos conhecimento da Bíblia. A mensagem que eu tiro para nós hoje é que precisamos tirar tempo para estudarmos a palavra de Deus ”, disse.

Veja mais