Impacto Social

Ex-aluna distribui absorventes para meninas em situação de vulnerabilidade

Projeto “Humanidade” foi criado por Sara Zózimo para promover dignidade menstrual através da distribuição de absorventes.

Texto: Ana Clara Silveira

A advogada Sara Zózimo deu um exemplo de solidariedade por meio do projeto “Humanidade”. Ela retornou ao UNASP campus Engenheiro Coelho como profissional após 5 anos da sua formação em Direito para uma causa nobre. A ação prevê arrecadação e distribuição de absorventes para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade. Essa campanha começou por um sonho pessoal da ex-aluna, mas conquistou o apoio de doadores rapidamente.

Sara conta que sua história a fez querer ajudar outras meninas. “Preciso lembrar e ajudar alguém que passa pelo que enfrentei”, enfatiza. As doações vieram por meio de uma vaquinha virtual divulgada pelo Instagram. Outros ex-alunos dos campi decidiram fazer parte da iniciativa e os resultados foram positivos. Cada aluna saiu da capela, onde aconteceu o encontro, abastecidas para os próximos meses com uma sacola repleta de absorventes.

Sara conduziu a conversa para as jovens do Residencial Feminino.

Novos objetivos

O projeto não acaba quando a entrega acontece. O objetivo da advogada é levantar pautas como violência doméstica, empoderamento feminino, relacionamentos abusivos e outros temas que precisam de esclarecimentos, especialmente na juventude. “Quando eu saí, sempre quis voltar com ajuda e carinho para essas meninas”, se emociona. Além do UNASP, ela pretende seguir com as entregas no bairro Universitário da cidade de Engenheiro Coelho.


Absorventes e dignidade menstrual

As meninas que participaram do evento se surpreenderam. Paula Mikaella estuda Rádio e TV no UNASP e se alertou para o tema de pobreza menstrual e importância da distribuição de absorventes. Inspirada pela ação, pretende ser mais atenta às necessidades das pessoas que estão ao seu redor. “O lado humano da Sara é raro, e ter o desejo de ajudar pessoas que você não conhece é muito interessante, por isso quero ajudar alguém”, frisa.

Além dela, a estudante de Psicologia Tainá Pereira revela que ficou muito feliz pela campanha. “Apoio totalmente”, comemora. Por conta dessa vivência, ela explica que entendeu que pode auxiliar as pessoas mesmo com pequenas atitudes. Neste semestre, ela está aprendendo sobre ações comunitárias e percebeu a importância de movimentos como esse para preservar a saúde e integridade, especialmente da mulher.

Meninas compartilharam momentos de conscientização sobre dignidade menstrual.

Veja mais