Profissão e Mercado

Estudantes realizam II Feira de Empreendedorismo

Nesta semana, 04 a 07 de junho, os alunos do sétimo semestre do curso de administração tiveram a oportunidade de colocar em prática o conteúdo aprendido em sala de aula. Para isso, eles participaram da II Feira de Empreendedorismo do UNASP Hortolândia, que lhes deu a chance de saber como uma empresa funciona de fato. […]

Texto: Sabrina Girotto

Um dos stands de vendas do evento, oferecendo roupas e acessórios

Nesta semana, 04 a 07 de junho, os alunos do sétimo semestre do curso de administração tiveram a oportunidade de colocar em prática o conteúdo aprendido em sala de aula. Para isso, eles participaram da II Feira de Empreendedorismo do UNASP Hortolândia, que lhes deu a chance de saber como uma empresa funciona de fato.

O evento é coordenado pelos professores Marcos Aurélio Ferreira e Cláudio Martineli. Ferreira ficou responsável por orientar os alunos na elaboração do Plano de Negócios, a visão de todas as etapas da construção de uma empresa. E Martineli, deu o suporte para a construção da empresa física. Ele conta que essa vivência é importante, pois mostra ao aluno que na implantação de um novo negócio existem riscos e ameaças, mas é possível,  através de análise, agarrar as oportunidades.

Etapas do empreendedorismo

Durante o semestre, foram feiras pesquisas com os clientes, que são os próprios alunos da

Stand de captura de fotos, em clima da copa.

graduação UNASP-HT. Essas pesquisas, qualitativas e quantitativas, são para identifica produtos de venda em potencial, ou seja, aqueles que os consumidores se interessariam. A partir disso, começaram os preparativos das loja, forma de obtenção dos produtos, definição dos preços de venda e montagem e decoração dos stands. Nesta edição os alunos montaram 14 micro-empresas para oferecer diversos produtos que ficaram expostos no campus, durante o período das aulas.

“O meu grupo está disponibilizando peças íntimas femininas e masculinas, meias e peças de moda fitness. Durante o semestre, passamos em todas as salas fazendo perguntas sobre esse tipo de produto” contou a aluna Thamires Firmino. Como o maior foco de sua empresa é a peça íntima, Thamires conta que apesar do movimento alto, ainda existe um certo receio de comprar essas mercadorias em público. “De qualquer forma, estamos conseguindo vender sim” confirmou a estudante.

Os alunos também têm que trabalhar conceitos de marketing, como os 4P’s, preço, praça, promoção e produto. E na feira, eles podem enxergar quais os desafios de iniciar um empreendimento e como utilizar o marketing para gerar lucro para a empresa. Nas palavras de Thamires, mesmo que seja algo pequeno e restrito a um único público, como a faculdade, os alunos tiveram que seguir passos que são usados em grandes empresas, como o Plano de Negócios. “Isso contribuiu muito para nosso crescimento na área administrativa, pois cada etapa da organização envolveu de alguma forma diversas matérias que tivemos ao longo do curso” concluiu.

Veja mais