Impacto Social

Estudantes do UNASP constroem cisternas no interior do Piauí

Cerca de 10 cisternas foram construídas na cidade de São Raimundo Nonato

Texto: Ana Clara Silveira

O voluntariado é uma das atividades que os estudantes do UNASP desenvolvem nas férias motivados pelo senso de missão. Entre os dias 23 e 02 de janeiro, um grupo de 10 jovens decidiu ir até o Piauí para fazer o bem. A população de São Raimundo Nonato luta contra a seca ano após ano e para garantir que a comunidade tenha acesso a água, eles construíram cisternas que facilitam o abastecimento das famílias.

Além dessa obra, os voluntários também desenvolveram atividade sociais e missionárias com a população, como teatro de fantoches e jogos infantis. Apesar das dificuldades, a comunidade deixa a alegria ser notada de longe e rapidamente conquista quem vai até a região.

A comunidade recebeu os voluntários com muita alegria.

Levando esperança para o Piauí

A iniciativa faz parte de um projeto coordenado pelo Instituto Luss em parceria com o Núcleo de Missão, que promove uma série de voluntariados para os estudantes da instituição e pessoas interessadas. Após um período sem realizar o voluntariado por conta da pandemia, o Núcleo retornou ao campo com diversos missionários certificados pela Escola de Missão.

A coordenadora do grupo, Ana Carolina Freitas, formada em Relações Internacionais, está acompanhando todo o processo. “Dá para ver o brilho no olhar da família e de toda a comunidade. De fato, a construção é um evento, muitos param para ficar observando e assistindo a montagem das peças”, se emociona.

Heloisa Rocha estuda Pedagogia no UNASP e sempre sonhou em fazer parte de uma missão como essa pelo interesse de ajudar, conhecer novas pessoas e lugares. A oportunidade veio na hora certa. “A gente não leva apenas água, mas qualidade de vida, esperança e uma nova perspectiva”, conta.

O sucesso da missão se relaciona também com a recepção que tiveram no local. O sentimento de estar em casa mesmo em outro estado é a principal característica comentada entre os missionários. Em cada atividade, eles também sentem o apoio de quem doou para que eles chegassem até a região. Sobretudo, se sentem amparados pelo UNASP. “Nós somos muito incentivados ao voluntariado”, esclarece Heloisa.

Uma cisterna ajuda a muitos

Os jovens estão empenhados para atender ao que a população precisa. Cada cisterna comporta 16 mil litros de água e pode abastecer uma família de até 6 pessoas por 6 meses. “Junto com a água chegam os sonhos, vamos continuar trabalhando para que todos eles se tornem realidade”, explica Rafael Viana que lidera os jovens junto a Carolina.

Toda a ação foi feita por meio de doações. Os voluntários arrecadaram recursos durante alguns meses para custear tanto a passagem e hospedagem, como o valor de cada uma das cisternas que serão entregues. “Há muito para ser feito, o sol é quente, mas nossos corações estão ainda mais aquecidos pelo Espírito da missão”, finaliza Rafael. Apesar do trabalho pesado, o grupo garante que está sendo gratificante.

Além do trabalho com cisternas, os voluntários visitaram famílias.
A construção das cisternas exigiu o esforço e disposição de cada um dos voluntários.

Veja mais