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Estudantes de Direito simulam Tribunal do Júri no auditório do Unasp

Anualmente, os alunos do 5º ano do curso de Direito participam de uma programação diferenciada, que envolve a prática profissional. Supervisionados pelos professores, eles produzem e atuam em um júri, fazendo a simulação de um crime e do julgamento do mes

Texto: Redação

Anualmente, os alunos do 5º ano do curso de Direito participam de uma programação diferenciada, que envolve a prática profissional. Supervisionados pelos professores, eles produzem e atuam em um júri, fazendo a simulação de um crime e do julgamento do mesmo.

A intenção dessa atividade é a de permitir que os estudantes vivenciem a prática, antes mesmo de sair da faculdade, com o bônus de que, durante a graduação, eles podem receber as devidas orientações e observações dos professores e, consequentemente, aprimorar suas habilidades. O que não é possível acontecer no mercado de trabalho.

O “Júri Simulado”, nome dado ao evento, desenvolve os mesmos passos de um júri real. Para exemplificar como isso ocorre, de fato, a reportagem entrevistou a aluna Caroline Mioranza, que atuou como Oficial de Justiça.

Como foi sua atuação como Oficial de Justiça?

Fiquei encarregada de executar as intimações e demais mandados expedidos pela juíza. Ou seja, como oficial, não apenas concretizei com efetividade a determinação da juíza, no decorrer do processo, mas também fiquei incumbida de, além de fazer pessoalmente as citações, zelar pela incomunicabilidade dos jurados e cuidar das votações dos quesitos na sala especial.

Quais as atividades que você desempenhou antes e durante o júri?

Antes do júri fiz as intimações, pessoalmente, dos alunos do primeiro ano (que participam como jurados), junto à professora encarregada e os demais colegas que também atuaram no Tribunal do Júri, como figuras representativas do Poder Judiciário. Certifiquei todos os intimados em potencial que ali se faziam presente, na sala de aula. Coloquei todos os nomes na urna e entreguei para a juíza proceder o sorteio dos jurados para formar o conselho de sentença. Durante o júri, participei da votação dos jurados na sala especial, zelando pela incomunicabilidade dos jurados e também cuidando das votações dos quesitos.

Por que você acredita que essa atividade é relevante no curso?

Eu acredito que o trabalho realizado por nós, alunos do 5° ano de Direito, tem total relevância, não apenas no tocante às disciplinas relacionadas com o trabalho, como, direito penal e processo penal, mas também porque auxilia em todo o nosso aprendizado no decorrer do curso. O “Júri Simulado” foi uma oportunidade de colocar em prática tudo o que aprendemos até agora. Foi exposto no Tribunal do Júri o que, realmente, ocorre na vida real. O caso escolhido por nossa professora é real e cada um desempenhou atividades que, até então, foram vistas e tratadas apenas na teoria.  A realização do trabalho nos proporcionou vivenciar, de certa forma, a realidade que nos aguarda, já que somos operadores do direito e em alguns meses estaremos formados, atuando no mercado de trabalho.

 

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