Cultura e Ciência

Escola de Artes realiza workshop de canto

Especialista da Associação Brasileira de Canto realiza palestra no campus, para interessados em desenvolver a habilidade de cantar

Texto: Redação

No último domingo, 11 de junho, cantores e interessados em aprender de maneira descontraída sobre a fisiologia e antropologia vocal, participaram do Workshop ExerciCanto, com o professor, cantor, pedagogo e cientista vocal Ariel Coelho. O evento, oferecido pela Escola de Artes do Unasp-HT e coordenado pela Professora Carla Tosetto, aproveitou para compartilhar a experiência de Ariel Coelho, que é membro da Associação Brasileira de Canto (ABC), da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), da The Voice Foundation (TVF) e da Fundação Otorrinolaringologia (FORL).

O diretor do grupo Tom de Vida, Sebastião Junior, explica que sempre a algo para aprender nessa área. “Foi um aprendizado a mais, para entender como funcionam os músculos da fisiologia vocal e como isso muda todo o nosso entendimento do que estamos acostumados a fazer”.

O palestrante Ariel Coelho, é membro da Associação Brasileira de Canto (ABC), da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), da The Voice Foundation (TVF) e da Fundação Otorrinolaringologia (FORL).

A programação foi direcionada, principalmente para que gosta de cantar e quer se aprimorar nessa habilidade musical. “Aqui é uma instituição onde o que as pessoas mais fazem é cantar. Muita gente canta desde pequeno sem nenhuma formação e não tem ideia de técnica vocal. O Ariel vem inovando nessa questão e entrando agora como cientista vocal. Então a necessidade de trazê-lo para mostrar que a técnica não é mais como a gente imaginava. Atualmente sua pesquisa, é o que há de novidade no campo da ciência da voz”, explicou a professora Carla.

Além de apresentação teórica o palestrante direcionou diversos exercícios. O momento que mais agradou o aluno Stanley Gonçalves. “A gente tem que treinar para poder melhorar”, ressalta o estudante do ensino médio. O Workshop foi concluído com a entrega dos certificados para todos os participantes.

Por Dayanne Brandão

Veja mais