Acontece no UNASP

Escola de Artes realiza o primeiro Recital de Alunos do ano

O evento ocorreu no UNASP Engenheiro Coelho e teve a participação de 25 pessoas com apresentações instrumentais e vocais.

Texto: Monise Almeida | Edição: Theillyson Lima

A Escola de Artes do UNASP, campus Engenheiro Coelho, realizou nesta quarta-feira (30), o primeiro Recital de Alunos do ano. O evento aconteceu no auditório do Ensino Superior e contou com a participação de 25 alunos com apresentações instrumentais e vocais, além de amigos, pais e professores que prestigiaram os músicos.

Recital de Alunos trouxe músicas instrumentais e vocais.

Logo na recepção do evento, a Escola de Artes, proporcionou uma confraternização para os convidados e participantes. “Fiquei feliz em assistir, foram ótimas as apresentações. Esse forno de talentos da atualidade, será de suma importância para a música sacra”, comenta Lisandro Boston, estudante do curso de Música do UNASP e espectador do evento. 

Sobre o evento 

De acordo com Douglas Carvalho, diretor da Escola de Artes, o evento teve um público acima do esperado. “Antes o evento ocorria às 17h da tarde e esse ano mudamos para às 19h. Dessa maneira podemos receber um maior número de pessoas da comunidade e pais de alunos que trabalham no período da tarde. Foi certeiro, o auditório estava cheio”, comemora. 

Ele também fala sobre os momentos complicados que tiveram devido à pandemia, pois as aulas eram online e as apresentações feitas pelo YouTube. Esse ano, mesmo diante dos desafios e novas circunstâncias, os alunos se superaram. “Foi muito legal ver tudo isso. Os alunos conseguiram apresentar suas peças com níveis muito altos de dificuldade e ainda em um outro ambiente. Fiquei muito feliz e satisfeito com o resultado que todos apresentaram”, elogia Carvalho.

A Escola de Artes conta atualmente com 320 alunos. Por isso, são realizados mensalmente recitais para que todos participem. Afinal, conforme o professor José Ademar Rocha, esse é um dos motivos para os alunos estudarem. “Quando chega perto da data de apresentação eles se dedicam e estudam mais. Eles querem fazer bonito e mostrar o que aprenderam”, revela o professor.

Experiência dos alunos 

A aluna Mirela Domiciano Felau, 8 anos, tocou violino e piano na apresentação. Ela confessou que por mais que ensaie todos os dias ficou ansiosa, mas não deixou se abalar. “Eu estava muito nervosa, mas quando olhei para as pessoas que estavam tocando eu pensei “vai dar tudo certo”, então chegou minha vez. Eu fechei os olhos, me acalmei e toquei”, conta a aluna, feliz com o resultado de sua apresentação. 

Aos olhos de Klever Águas, aluno de 10 anos, o evento foi muito criativo e contribuiu para seu bom desempenho ao tocar violino. “Eu estava com medo e quando subi para tocar, me senti inseguro, mas depois fiquei feliz porque gostei do que eu fiz”, relata.

O diretor Douglas Carvalho também ressalta o impacto que esses eventos trazem para os alunos e comenta sobre a necessidade do incentivo. ”Ao subir no palco, dá um friozinho na barriga, mas é um momento de superação, onde o aluno pode enfrentar seus desafios e acreditar em si mesmo. É preciso incentivar, assim eles se dedicam, motivam e se superam”, explica.

Inclusive, o incentivo é essencial também para alunos que desejam desenvolver suas habilidades, cantar ou tocar algum instrumento. Isso é o que diz Débora Batista, mãe de uma aluna que também participou do recital. “Esse evento é muito importante e serve como estímulo a música para nossos alunos. Às vezes, uma criança pode sentir vontade de aprender um instrumento porque viu o amigo tocar. Fiquei muito feliz em prestigiar a minha filha na apresentação e dessa maneira incentivar os colegas a fazer o mesmo com seus talentos”, finaliza.

O próximo recital acontecerá no dia 13 de abril, em comemoração à Páscoa. Os alunos, grupos instrumentais e vocais do colégio participarão com músicas voltadas para esse tema.

Veja mais