Acontece no UNASP

Encontro de Músicos: Profissionais e amadores comemoram aprendizado e troca de experiências

O Encontro de Músicos de 2022 terminou, mas você pode lembrar a contribuição para os participantes do evento

Texto: Ana Clara Silveira

A música alcança a todos, tanto profissionais que conhecem as técnicas, como amadores que apreciam as melodias e letras. Apesar da escuta ser democrática, criar músicas e torná-las interessantes representa um exercício complexo que demanda muito estudo. O Centro Universitário Adventista de São Paulo, por meio do Encontro de Músicos e de outras vertentes como orquestras, corais e bandas, entende que compartilhar conhecimento sobre esse tema aproxima estudantes do curso de Música, regentes, compositores e outros interessados em aprender sobre a música, especialmente no contexto religioso.

O professor do conservatório e maestro da Orquestra Sinfônica do UNASP campus Hortolândia, Vinícius Panegacci, tem vasta experiência e comemora que “o UNASP é uma das poucas instituições de ensino no país com a preocupação de manter, já há 28 anos, um festival musical tão versátil e acolhedor, e com tantos grandes artistas e profissionais”.

Alunos presentes no Encontro de Músicos

Assim como Vinícius, Nahila Sarhan tem excelentes memórias com o Encontro de Músicos promovido pelo UNASP. Desde criança, ela já participava desse evento. “O mais legal é que todas essas vivências contribuíram para a minha formação musical”, comemora no 5° semestre do curso de Música. A escolha de cursar a graduação no UNASP veio de suas experiências ao acompanhar professores de alta performance que fazem parte do corpo docente da instituição.

As memórias de Nahila são, em grande parte, dos encontros presenciais. No entanto, nos últimos dois anos, o evento aconteceu na modalidade on-line. Isso não desanimou a estudante, que se sentiu motivada a trocar experiências com professores e participantes em cada uma das oficinas. Ela acrescenta que conseguiu “aprender um pouco de realidades e experiências diferentes da suas”.

O professor Panegacci contextualiza essa troca. “As palestras e oficinas são uma ponte de conhecimento entre os profissionais da música e os alunos, e uma grande oportunidade de interação”, explica. Além disso, ele reforça que “os conteúdos não são somente academicamente relevantes, mas também extremamente práticos e funcionais para a atividade musical do público que participa do Encontro”.

Profissionais da Música conversam em Live especial durante semana de palestras.

Alcance além da instituição

A grandiosidade do evento também é reconhecida por pessoas que não estão vinculadas ao UNASP, porque notam a qualidade dos convidados e temas escolhidos. Estêvão Nascimento é músico profissional há alguns anos e recebeu de um amigo o convite para acompanhar as palestras. “Sempre agrega algo na carreira profissional, tanto que aprendi bastante sobre a história da música adventista”, afirma.

Além dele, o estudante de Música em outra instituição e já formado em Ciências Contábeis, Elton Palhares, assistiu o concerto de abertura do quarteto de cordas Groove Guys e se emociona ao recordar sua história. “Meu interesse por música veio desde a adolescência. Já participei de alguns grupos musicais e fui regente instrutor de banda marcial”, conta.

Em 2002, Elton começou a cursar Música no UNASP, mas precisou parar por motivos pessoais. Ainda assim, se tornou um violonista em sua igreja, abençoando a sua congregação. Ele soube do Encontro de Músicos por meio das redes sociais e pelo canal da Igreja UNASP.

O professor Panegacci reitera a importância do evento para desenvolvimento da música tanto na Igreja Adventista, como em outras denominações e comunidades. Isso envolve anos de estudo e dedicação dos músicos, tanto que muitas gerações já participaram do tradicional evento. “O Encontro de Músicos sempre tem o espírito, de aprendizado e troca de conhecimentos em um agradabilíssimo ambiente”, finaliza.

As mensagens e reflexões com o pastor Gabriel Guimarães também contribuíram para o aprendizado no Encontro de Músicos.

Veja mais