Acontece no UNASP

Encontro da Educação Básica do UNASP marca nova fase de integração

Encontro de Gestores da Educação Básica do Unasp 2020 marca novo formato de gestão integrada entre as unidades do Colégio UNASP.

Texto: Mairon Hothon

Grupos de gestores das três unidades do Colégio UNASP

A terça-feira, 25 de agosto, marcou um novo momento para a Educação Básica no UNASP. O encontro que reuniu diretores, coordenadores e orientadores pedagógicos dos três colégios, lançou a nova diretriz de gestão integrada da instituição. A partir de agora, as campanhas de marketing, políticas pedagógicas e a direção dos colégios vão seguir as mesmas diretrizes da reitoria do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).

Com as palavras do reitor Martin Kuhn, que deu um panorama dos planos para a instituição até 2030, os gestores conheceram as novas ferramentas de trabalho que serão usadas partir de agora. Como o Ensino Superior passou por uma reformulação visual (UNASP, Experiências pra Vida!), a Educação Básica também ganha uma nova identidade. O evento reuniu no auditório da reitoria cerca de 80 participantes que vieram das unidades São Paulo, Hortolândia e Engenheiro Coelho, cidade sede da reitoria.

“Considero esse um momento histórico para o UNASP, no quesito de integração da Educação Básica. Até então, tínhamos três colégios que trabalhavam isolados contudo, a partir de agora teremos uma mesma linha de gestão, de campanhas, de serviços, de políticas e de grandes decisões financeiras. Seremos o Colégio UNASP, com três unidades, São Paulo, Hortolândia e Engenheiro Coelho”, explica o gestor da Reitoria para essa área e pesquisador da Educação Adventista, pr. Douglas Menslin.

Pr. Douglas Menslin explica novas diretrizes da Educação Básica do UNASP

Entre as novidades do encontro, foi feito o lançamento do novo site (https://colegio.unasp.br/) que reúne as principais informações e links para pais e alunos, o lançamento da campanha de matrículas 2021 com a novidade de que todo o processo será digital, bem como o lançamento do sistema POWER BI que é um sistema tecnológico integrado de informações (financeiro, matrículas, secretaria e docência) em uma só plataforma. Os participantes também assistiram o vídeo de lançamento da nova marca do UNASP.

Novo portal do Colégio UNASP

“Cada unidade vai continuar sendo administrada de maneira local, contudo teremos uma só linguagem, com ações integradas e uma só identidade enquanto UNASP. Tenho certeza que será um processo que vai otimizar o trabalho e os resultados”, acredita o gestor.

Colégio UNASP Engenheiro Coelho é um dos exemplos de unidades da Educação Adventista.

Com 7.200 alunos e quase 250 professores, o Colégio UNASP, com suas três unidades, está entre os cinco maiores colégios da rede de educação adventista no Brasil. Atualmente oferece do ensino maternal, recebendo crianças de 4 meses (Unasp Baby), até o ensino médio além dos cursos profissionalizantes.

Colégio UNASP é Educação Adventista

Dentro da Educação Adventista, os colégios e escolas da rede podem estar localizados tanto dentro, quanto fora dos internatos (unidades onde os alunos podem morar como residentes). Hoje a rede educacional adventista é formada por 512 unidades escolares incluindo 7 instituições de Ensino Superior, sendo que os colégios que ficam inseridos dentro dos internatos representam 3,5% desse total.

De maneira geral, as escolas e colégios são administrados por uma associação/missão da Igreja Adventista daquela localidade. Todavia para os colégios que ficam dentro de internatos que oferecem da educação infantil ao superior (internatos com faculdade), estes são geridos pela União da Igreja Adventista, que é a mantenedora da faculdade. Uma União é a administração da Igreja Adventista para regiões maiores, exemplo um ou mais estados. A escala hierárquica da Igreja é: União > Associação/Missão.

Ou seja, os colégios que ficam dentro de internatos que oferecem até o Ensino Médio, a gestão da mantenedora é ligada a Associação/Missão, já os que ficam dentro dos internatos que oferecem Ensino Superior fica ligados a União.

Dados da Rede de Educação Adventista na América do Sul

Atualmente, os únicos colégios adventistas que são ligados diretamente a União estão localizados dentro da:

“Seguindo esse entendimento, os colégios adventistas dentro das faculdades, ficam sob a responsabilidade local, ou seja, da própria reitoria ou diretoria da faculdade que é ligada a União Adventista. Nós somos Educação Adventista em filosofia, material didático, uniforme e processos, a única diferença é que a administração é feita pelo próprio internato, por isso essa nova diretriz de gestão para as nossas unidades”, explica o pastor Menslim.

Hoje o Colégio UNASP tem dois dos maiores colégios adventistas do país, na unidade São Paulo com 2.800 alunos e na unidade Hortolândia com 3.100 alunos.

Sobre as aulas online

Seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde e do Governo de São Paulo, as aulas presenciais permanecem suspensas até o dia 07 de outubro, quando haverá, possivelmente, o retorno gradual. No entanto, as aulas permanecem de maneira regular pelas plataformas digitais. Alunos e pais estão com acesso livre plataforma E-Class (com acesso a material didático e complementar), plataforma Moodle (onde são postadas as atividades, provas e simulados para o Ensino Médio) e as aulas propriamente dito acontecem ao vivo pelo app Zoom.

Veja mais