Acontece no UNASP

Colégio UNASP conscientiza alunos sobre eleições

Comícios, campanha eleitoral, título de eleitor e urnas eletrônicas tornam a experiência mais real possível para os alunos.

Texto: Thaís Fowler

Na última quinta-feira (25) os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Colégio UNASP participaram de uma eleição presidencial fictícia. Durante a campanha eleitoral, os estudantes criaram partidos políticos, desenvolveram propostas, comícios, horário eleitoral e no último dia da atividade, participaram da votação.

A ação idealizada pela professora de geografia, Vania Miranda, conscientizou os alunos durante as aulas sobre a importância do voto e o respeito pela democracia. “Dentro desse momento em que estamos vivendo, onde eles começam a ouvir bastante sobre as eleições, é importante eles vivenciarem todo esse processo eleitoral de perto, pois eles são a voz e o futuro. Então, quanto mais eles estiverem inseridos dentro desse processo democrático, melhor”, explica.

Partido dos esportes, dos ritmos musicais, das profissões, das festas populares e do folclore, são os partidos criados para o projeto. Os alunos também tiveram liberdade para desenvolverem propostas e conquistarem os colegas eleitores.

“Queremos tornar o tempo que o aluno passa aqui na escola a melhor experiência. Nossas propostas são mais aulas ao ar livre, poder usar celular nas aulas e ter menos lição de casa”, compartilha a candidata à Governadora do partido das profissões, Beatriz Kiss.

Vivenciando a eleição

Com direito a título de eleitor e urnas eletrônicas de verdade, os alunos experimentaram na prática o poder de exercer o voto. Alguns alunos do Ensino Médio já possuem idade para votar. Como o caso do aluno, João Pedro Albuquerque, que pela primeira vez participará da eleição presidencial do país. “O meu voto pode transformar o Brasil e os jovens também precisam se envolver neste momento”, acredita.

Desta vez a votação na urna eletrônica não passou de uma brincadeira, mas com um objetivo super sério. O equipamento chegou no UNASP pelo Tribunal Regional Eleitoral. “A gente vê com bons olhos essa fomentação do debate político na escola e trouxemos as urnas para que esse simulado do processo eleitoral se tornasse mais real possível”, relata Ernandes de Moraes, servidor da Justiça Eleitoral.

Segundo o diretor escolar, Marcel Barreto, a ação trouxe muitos aprendizados para os estudantes. “Entender a democracia é a coisa mais importante no mundo em que vivemos. Com isso, nossos alunos vão entender como devem agir e se posicionarem nas decisões da vida”, afirma.

Ao passo que a ação energizou os alunos a se envolverem com o tema, ela também ganhou destaque em grandes veículos de comunicação como, Globo News, Jornal SPTV da Globo, CNN e Novo Tempo.

Veja mais