Não Classificado

Educação Física proporciona formação diversificada

Em que o profissional de Educação Física pode atuar? Leonardo: A área do profissional de Educação Física é bem abrangente, porque atende tanto a parte escolar em vários níveis, desde a Pré-escola até o Ensino Médio, e também atende a toda manifestação corporal. É o esporte, a dança, recreação, treinamento, clubes, entre outras. A abrangência de […]

Texto: Redação

Em que o profissional de Educação Física pode atuar?

Leonardo: A área do profissional de Educação Física é bem abrangente, porque atende tanto a parte escolar em vários níveis, desde a Pré-escola até o Ensino Médio, e também atende a toda manifestação corporal. É o esporte, a dança, recreação, treinamento, clubes, entre outras. A abrangência de atuação hoje é muito grande, e está em crescimento ainda. Então há uma grande demanda por bons profissionais.

Qual a diferença entre o profissional bacharel em Educação Física e o licenciado?

Leonardo: O licenciado pode atuar exclusivamente em escola, em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. O bacharel pode atuar em todas as outras áreas, mas não pode atuar na Educação Física escolar. Pode atuar como personal trainer, em clubes como escolinhas de esporte, treinamento, lazer e recreação. Enfim, todas as outras áreas que envolvem a atividade física, mas não na escola. A gente sempre recomenda ao aluno que faça os dois cursos, porque assim ele tem opções maiores para o mercado de trabalho.

Quais as opções que o aluno graduado no Unasp SP encontra no mercado de trabalho?

Leonardo: O mercado está em expansão e os nossos alunos têm tido grande êxito e grande sucesso, tanto na área escolar quanto no bacharelado, atuando em grandes academias aqui em São Paulo ou montando suas próprias academias. Temos ex-alunos que atuam dentro do futebol. Inclusive, um deles faz parte da comissão técnica do time principal do Chile. Nossos alunos têm tido grande êxito ao irem para o mercado de trabalho. Há boas empresas, boas academias e clubes, aqui em São Paulo, que gostam e preferem contratar nossos alunos por causa da formação completa, da competência profissional e, também, do perfil do aluno.

Qual o diferencial que o aluno do Unasp SP tem no mercado?

Qual a relação entre a Educação Física e a promoção da saúde?

Leonardo: A Educação Física está muito envolvida com a saúde como um todo, porque a atividade física traz benefício físico mecânico, melhora a pressão arterial, a frequência cardíaca, a glicemia, traz o fortalecimento de músculos, ossos e articulações. E também agrega outros benefícios emocionais, como por exemplo, o autocontrole, perseverança e bem-estar. Agrega valores sociais, pois quem faz atividade física, normalmente, acaba criando um círculo de amizade maior nas suas práticas. Também há os benefícios cognitivos. Hoje, se sabe que a atividade física ajuda a pessoa a ter uma memória melhor. Alunos que fazem atividade física na escola têm uma performance acadêmica melhor do que os que não fazem. Há vários estudos abordando esse tema. A atividade física traz benefícios em diversas áreas, por isso ela é considerada essencial para o bem-estar e para a promoção da saúde.

Que orientação o senhor daria para os seus estudantes e para aqueles que pretendem fazer Educação Física?

Leonardo: Para os nossos alunos eu diria: continuem em direção ao sucesso, coloquem seus objetivos para cima e para frente, não abram mão de estudar, sempre procurem fazer o seu melhor porque isso é a chave do sucesso. Nós damos condições para que o aluno tenha uma boa formação. Nós não podemos dar o sucesso para o aluno, quem vai fazer isso é o próprio aluno. Então, tem que se esforçar, tem que estudar, tem que vir preparado para as provas, atender as necessidades acadêmicas. Temos certeza de que, com isso, ele vai ter sucesso profissional.

Veja mais