Acontece no UNASP

Editora do Unasp lança o livro do fundador da Faculdade de Enfermagem da Unicamp

A obra apresenta a trajetória de vida do doutor Luiz Cietto, que incluí ser morador de rua, professor da Unicamp e docente em Nova York

Texto: Assessoria

A editora do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, Unaspress, lançou na última terça-feira, 6, o livro “Fé é a vitória”. O livro retrata em suas páginas a importância da leitura e da educação, aliados à fé. A obra trata de uma narrativa real, baseada na trajetória de vida de um ex-morador de rua. A história rendeu um vídeo documentário como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), da turma de Jornalismo em 2009, além do média-metragem Opostos, lançado no mês de março deste ano. A produção do Unasp foi disponibilizado pela internet e o trabalho também foi entregue para mais de 400 mil estudantes brasileiros em formato de DVD. O livro expande o relato, trazendo detalhes dessa história que surpreendeu o Brasil e o mundo.

Ainda adolescente, Luíz Cietto decide fugir de casa em São Carlos e chega à capital paulista sem qualquer renda, família ou perspectiva. Nas ruas fez amizade forte com Daniel, que partilhava da mesma situação. Tiveram de sobreviver às adversidades da falta de conforto de um lar, mas a realidade marginalizada não foi motivo para que eles se envolvessem com qualquer tipo de criminalidade.

Hoje, Cietto conta que a solução para não se envolverem com criminalidade ou drogas, estava em se lembrarem dos conselhos paternos e em procurar nos livros, uma outra alternativa. “Resolvemos procurar nas bibliotecas a solução para os nossos problemas. Nosso foco era estudar e procurar nos classificados de jornais alguma oportunidade de emprego”, lembra.

A longa jornada de Cietto, em sua busca incessante pelo conhecimento, lhe rendeu três graduações, duas especializações, dois mestrados, um doutorado e três pós-doutorados. Além disso, alcançou o mais alto grau da carreira acadêmica no Brasil, a atuação como professor titular da Unicamp, lecionando também em outras universidades renomadas mundialmente, como a Universidade de Columbia, em Nova York, nos Estados Unidos, conquistas que, segundo ele, são frutos da sua espiritualidade e confiança em Deus.

Veja mais