Não Classificado

DVD "Muito Além" é gravado em comemoração ao Centenário do UNASP-SP

Muito Além! Esse é o título do DVD musical em comemoração aos 100 anos do UNASP campus São Paulo. A gravação da obra aconteceu neste domingo 24 de maio. O musical foi gravado ao ar livre tendo como cenário o Edifício Central ícone do Centenário do campus por onde passaram adminsitradores, professores e alunos de […]

Texto: Redação

Muito Além! Esse é o título do DVD musical em comemoração aos 100 anos do UNASP campus São Paulo. A gravação da obra aconteceu neste domingo 24 de maio. O musical foi gravado ao ar livre tendo como cenário o Edifício Central ícone do Centenário do campus por onde passaram adminsitradores, professores e alunos de todas as gerações que passaram pelo UNASP-SP. As paredes do prédio que fica bem no centro do campus recebeu iluminação e projeção de imagens numa combinação que surpreendeu e emocionou o público. 

Entre cantores, instrumentistas, solistas, coristas, maestros e o grupo staff, foram 450 pessoas que participaram no musical. Orquestra Sinfônica Jovem do UNASP-SP, Jovem Coral UNASP, Coral Universitário Expressão Jovem e Coral Carlos Gomes foram os grupos musicais que participaram da gravação. As primeiras ideias para a produção do DVD começaram há um ano atrás. A apresentação foi aberta ao público com ingressos e dividida em duas sessões. O número do público que participou da gravação foi restrito devido a capacidade de acomodação do local ao ar livre. Porém o lançamento do projeto será em um grande auditório da capital paulista e está sendo preparado para um grande número de pessoas.

Segundo o Diretor da Academia Adventista de Artes, Acarte, Davinson Berger, os solistas e todos os envolvidos na parte musical tiveram ou tem algum vínculo com o UNASP-SP. “Procuramos mostrar que o UNASP-SP molda pessoas para estarem onde estão hoje e elas marcam gerações. Os compositores do DVD por exemplo, fizeram ou fazem parte da instituição hoje. Com isso 70% do conteúdo da obra apresentada será inédita e os outros 30% são de músicas já gravadas”, diz. 

As músicas foram apresentadas para retratar uma linha do tempo do passado, presente e futuro. Segundo Berger, cada ato tem um sentimento de representação.  “O passado nós retratamos pela gratidão pelo que Deus fez pelo colégio, o presente através do serviço que é o nosso desejo de servir seguindo o exemplo de Jesus Cristo e o futuro pela esperança de que Cristo em breve irá voltar”, afirma ele.

Um campus familiar

Diferentes gerações se encontraram na gravação do DVD Muito Além. Entre o público, estavam presentes os descendentes do casal Pantaleão e Benedita Teisen que eram donos da propriedade de 58 alqueires adquirida para a implantação do UNASP-SP em 1915.

Registros históricos contam que o casal se tornou adventista após assistirem a uma série de conferências evangelísticas que aconteceu no município de Santo Amaro e foi ministrada pelo pastor John Lipke, o primeiro diretor e fundador do então Seminário Adventista.

Bisneto de Pantaleão, Rodrigo Teisen conta que enquanto era aluno percebeu que seu sobrenome era citado sempre que alguém repetia essa história. Foi quando descobriu que se tratava de seu bisavô. A terra que antes pertencia aos seus familiares se transformou na escola onde Rodrigo estudou por 10 anos e concluiu o ensino fundamental e o ensino médio profissionalizante na área de Tecnologia, conhecido hoje como curso técnico em Processamento de Dados, oferecido para os alunos do ensino médio do Colégio UNASP.

Ao concluiro ensino médio e sair do UNASP-SP, Teisen cursou Administração de Empresas e se manteve na área de Tecnologia. Atualmente ele exerce a função de gerência em uma multinacional.  “Sem essa educação que eu tive aqui, não sei o que seria de mim. Hoje eu consegui várias posições excelentes. Isso foi a melhor coisa que o meu bisavô fez.  Porque eu estudei aqui, tive formação e aprendi muito. Vejo que muita gente já passou por aqui e ainda vai passar como a minha filha. Ela vai vir estudar também. Fará faculdade aqui”, afirmou ele ao lado da menina de 10 anos que atualmente estuda no Colégio Adventista de Vila Iara em Osasco na grande São Paulo.

Além da filha, Rodrigo estava acompanhado por sua mãe, Maria Aparecida Teisen de Lima, neta de Pantaleão Teisen. “É uma instituição maravilhosa, muito bem sucedida. Há quarenta e três anos eu vim para o Capão Redondo, mas meu marido já tinha passado por aqui. Minhas cunhadas e os meus sogros todos faziam parte dessa comunidade. A gente sempre gostou daqui. Outro dia a minha filha veio passear aqui e chorou porque lhe vem muitas lembranças”, expressou ela.

Para Rodrigo, que se emocionou durante o musical, faz ainda mais sentido a decisão de Pantaleão Teisen. “É bom saber que uma ação do meu bisavô perpetuou por toda eternidade”, afirmou.  

Louvor de gratidão

A cantora Sonete Costa que participou da gravação nas músicas Lembranças, Vamos Colorir e Amizade, teve o início de seu ministério musical no UNASP-SP. Antes de ser graduada pela Faculdade Adventista de Enfermagem, FAE, ela chegou ao campus acompanhando o seu esposo pastor e maestro Willians Costa Junior, que ao ser chamado para trabalhar no então Instituto Adventista de Ensino, IAE, conduziu o Conservatório Musical e a Acarte.

Foi durante uma semana de oração, na igreja do UNASP-SP, que Sonete cantou pela primeira vez em um sermão apresentado pelo pastor Alejandro Bullón. Depois disso foram 18 anos no mesmo ministério evangelístico que a tornou conhecida por cristãos de todo o Brasil.

“É um privilégio, uma emoção muito grande estar participado dessa comemoração. Nós vivemos os melhores anos da nossas vidas aqui. O Willians trabalhou muito aqui e o grande sonho dele era que a música se tornasse o que é hoje. Deus frutificou o ministério de uma maneira muito maior do que o nosso sonho. Aqui foi o nosso começo, nossa raiz, a base de tudo que veio depois. Louvo a Deus por isso”, enfatizou Sonete.

Ensinar e viver

Também emocionada com o que viu durante a gravação do DVD Muito Além, a professora Nitinha Costa, que iniciou sua história com o UNASP-SP em 1981, lembrou o que já ouviu dos alunos durante os anos em que é professora. “Os alunos sempre dizem que o UNASP não é apenas uma instituição de ensino. É uma instituição que ensina a viver”, descreveu.

Para ela o DVD conseguiu unir passado presente e futuro e considera o título do musical coerente com o que o centro universitário representa. “O muito além do ensino significa que as pessoas vivem aqui com qualidade. Os alunos veem isso nos funcionários, nas pessoas que passam pela alameda e nos professores. Quando eu fazia os cultos com eles nas primeiras aulas, eles diziam: agradeço a Deus por ter me mostrado o UNASP. Porque aqui a gente vive de verdade”, lembrou.

Entre as lembranças trazidas com a noite de gravação se encontram também histórias de estudantes que em breve iniciarão o futuro que vieram buscar, o início da vida profissional. Ocupada com a rotina de estágios e aulas, a graduanda do Curso de Psicologia, Laryssa Furtado, passava diariamente entre o Edifício Central e o Salão Nobre onde viu a transformação da montagem do palco acontecer. Ela conta que se surpreendeu com a estrutura e o resultado final do DVD. “Achei excepcional. Acredito que tem muita oração envolvida, porque não choveu nada. Estava perfeito o clima e o céu lindo. Confesso que foi muito bonito mesmo toda a ideia de usar projeção nesse prédio que é um prédio centenário. Estava na correia de me formar e, de repente, parou tudo e caiu a ficha de que eu faço parte dessa história”, disse.

A universitária conta que durante os cinco anos que está completando no UNASP-SP questionou a Deus o porquê de estar nessa instituição e sobre quais eram os planos dele para a vida dela. “Eu poderia estar em outro lugar, mas Deus queria que eu estivesse aqui e para um propósito muito grande que é o de servir. O UNASP é muito além do ensino. É uma instituição que nos ensina e nos prepara não para esse mundo, mas nos para mostrar às outras pessoas que existe um mundo celestial. É uma coisa que vai ficar guardada, está no coração e ninguém vai poder tirar isso de mim. Eu só tenho a agradecer a Deus pela oportunidade”, expressou.

Enquanto Laryssa se prepara para a formatura, o estudante Douglas Alvarenga, que deu início ao Curso de Educação Física em 2015, ficou agradecido com a oportunidade de chegar ao UNASP-SP no ano do Centenário e participar junto aos corais do DVD Muito Além. “É uma mistura de sentimentos que não tem como explicar. É muito bom saber como Deus me trouxe para cá e saber que Ele está me usando e usando todas essas pessoas. É só sentimento de alegria e felicidade”, enfatizou.

100 anos de missão

A escola originalmente construída para a formação e preparação de colportores e pastores adventistas chegou ao centésimo ano de existência mantendo entre seus alunos aqueles dispostos ao serviço missionário. Nesse ano mais de 100 estudantes estão se preparando para missões que ocorrerão em sua maioria no mês de julho e estão dividias nas 5 regiões brasileiras e nos 5 continentes do planeta. Os missionário voluntários do projeto chamado Change your World fizeram parte do DVD Muito Além. Juntos aos solistas, coristas e orquestra participaram de uma das músicas que apontam para a esperança encontrada na volta de Jesus e na Nova Jerusalém.

“Ser cristã vai além de apenas frequentar uma igreja. É sim seguir o exemplo de Jesus e demonstrar em ações a preocupação e o amor que temos pelo próximo. Foi emocionante subir ao palco representando os projetos missionários incentivados pelo UNASP e demonstrando que a história escrita nas colinas de São Paulo não se limita apenas a esse local, mas sim visa alcançar e ajudar pessoas nos mais diversos locais do mundo”, considerou a estudante do Curso de Fisioterapia Geisa Campos que se prepara para o projeto que será desenvolvido em uma região no estado do Piauí.

O DVD será lançado no dia 25 de outubro de 2015 no Citibank Hall em São Paulo. Mais informações serão publicadas no site unasp-sp.edu.br e na página oficial do UNASP-SP no Facebook facebook.com/unasp.saopaulo.

Por Murilo Pereira e Rosemeire Braga 

 

 

Veja mais