Cultura e Ciência

Dissertação de Mestrado em Promoção da Saúde do Unasp revela dados sobre parto prematuro

A primeira dissertação de mestrado defendida em 2016 pelo programa de Mestrado Profissional em Promoção da Saúde do Unasp campus São Paulo teve como tema: “Parto Prematuro: Características das Gestantes e da Assistência Pré-Natal de uma população da Zona Sul de São Paulo”. De autoria da enfermeira Aline Zorzim Berger e sob a orientação do […]

Texto: Murilo Pereira

A primeira dissertação de mestrado defendida em 2016 pelo programa de Mestrado Profissional em Promoção da Saúde do Unasp campus São Paulo teve como tema: “Parto Prematuro: Características das Gestantes e da Assistência Pré-Natal de uma população da Zona Sul de São Paulo”. De autoria da enfermeira Aline Zorzim Berger e sob a orientação do professor Fabio Alfieri, a pesquisa avaliou a relação entre as causas dos partos prematuros e o perfil das mães. A banca que avaliou o trabalho aconteceu na manhã de sexta-feira, dia 26 de fevereiro, no auditório Ellen White e esteve aberta ao público.

Após apresentar à banca os resultados do projeto no qual passou os últimos dois anos trabalhando, Aline concluiu que é possível contribuir para a diminuição dos casos de partos prematuros desde que a assistência pré-natal seja garantida às gestantes. Principalmente àquelas com características mais suscetíveis, conforme a pesquisa apontou.

Segundo Aline, é necessário esforço para que as informações sobre as causas e os efeitos dos partos prematuros sejam conhecidas. O que contribui para a formação e atuação dos profissionais de saúde que prestam assistência pré-natal a gestantes no Brasil. “Toda gestante espera que o seu filho nasça saudável, completo, sem nenhuma consequência negativa. Essa é a importância desta pesquisa, possibilitar que o desfecho do parto seja o melhor possível, que ele ocorra no tempo certo, sem ser prematuro”, enfatizou a mestre que, a partir de agora, irá compartilhar os dados e os resultados obtidos com a comunidade acadêmica, seus alunos universitários e os colegas de trabalho que, assim como ela, trabalham atendendo a gestantes nas mais diversas condições sociais.

Para ter acesso a mais informações sobre essa pesquisa e o Mestrado Profissional em Promoção da Saúde, entre em contato com o departamento de pós-graduação, pesquisa e extensão universitária do Unasp-SP. Ligue no telefone (11) 2128-6230 ou clique aqui!

Veja mais