Acontece no UNASP

Unasp beneficia moradores de Engenheiro Coelho com serviços voluntários

Profissionais e universitários do Unasp se unem em parceria com a Prefeitura da cidade para oferecer atendimento gratuito à população no dia da Responsabilidade Social O Dia da Responsabilidade Social foi marcado por ações importantes para a população de Engenheiro Coelho (SP). No último domingo (15), o Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus […]

Texto: Raiane Lívia

Profissionais e universitários do Unasp se unem em parceria com a Prefeitura da cidade para oferecer atendimento gratuito à população no dia da Responsabilidade Social

O Dia da Responsabilidade Social foi marcado por ações importantes para a população de Engenheiro Coelho (SP). No último domingo (15), o Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, em parceria com a Prefeitura Municipal da cidade realizou um evento de atendimento à comunidade.

Os maiores beneficiados foram os moradores. A ação disponibilizou gratuitamente Feira de Saúde, aconselhamento jurídico, explicações sobre finança familiar, orientação sobre pequenas reformas domiciliares, teste vocacional e musicalização infantil. O aconselhamento psicológico foi o ponto chave da feira, fortalecendo as ações da campanha Setembro Amarelo.

Além da Feira de Saúde, atendimentos jurídico, financeiro e psicológico foram disponibilizados para a comunidade.

Para a coordenadora de Pesquisa e Extensão do Unasp e uma das organizadoras do evento, Lanny Soares, este projeto define o trabalho da extensão. Sendo esse um dos três pilares de uma instituição educacional. “A universidade tem um compromisso muito importante com a comunidade, que são chamadas práticas de extensão universitária. E atividades como estas são uma forma de aplicar os conhecimentos adquiridos dentro da sala de aula em benefício da sociedade”, explica a coordenadora.

A secretaria de Educação, Cleide Aparecida Franco, destaca a parceria com o Unasp como uma oportunidade de melhorias para os munícipes. “Essa parceria com a nossa cidade é muito importante, tanto para o conhecimento dos nossos alunos da rede municipal, quanto para os moradores da cidade que estão recebendo esta feira. Uma ação de suma importância para todos”, afirma a gestora.

População atendida

A cada evento realizado dezenas de voluntários se mobilizam dedicando seus conhecimentos e tempo em benefício do próximo. O aposentado Idebaldo Santana, recebeu o convite na semana anterior e não perdeu tempo. No domingo de manhã sua primeira atividade foi garantir o atendimento oferecido pelos voluntários. Após percorrer os stands do evento conta como cada atendimento fez a diferença no seu dia. “Eu achei importante fazer os testes oferecidos aqui na Feira, para nós que não vamos com tanta frequência ao médico, estes atendimentos são importantes para aprendermos a como nos cuidar”, declara.

A professora Maria Madalena dos Santos trouxe toda a família para participar da programação e não se arrepende dos minutos investidos no bem-estar dos seus familiares. “Fiquei sabendo da feira por uma amiga, então trouxe meu esposo e filhos para participarmos juntos. Já participei como voluntária outras vezes em ações como esta e hoje eu confirmo os quanto pequenos gestos como estes são importantes para as pessoas”, relata.

 

Veja mais