Não Classificado

Cursos do Unasp recebem quatro estrelas em classificação nacional

Enfermagem e Nutrição destacam-se entre as avalições dos cursos do Unasp campus São Paulo no Guia do Estudante – Melhores Universidades 2015. Na caminhada da excelência acadêmica, os cursos do Unasp têm enfrentado os desafios do setor e as particularidades de cada uma das áreas do conhecimento relacionadas aos cursos oferecidos em seus três campi. […]

Texto: Redação

Enfermagem e Nutrição destacam-se entre as avalições dos cursos do Unasp campus São Paulo no Guia do Estudante – Melhores Universidades 2015.

Na caminhada da excelência acadêmica, os cursos do Unasp têm enfrentado os desafios do setor e as particularidades de cada uma das áreas do conhecimento relacionadas aos cursos oferecidos em seus três campi. Os resultados são refletidos nas avaliações oficiais e extraoficiais do País.

O Prêmio Melhores Universidades Guia do Estudante faz um trabalho de seleção anual dos cursos universitários no Brasil há mais de 25 anos, desde 1988. Os cursos avaliados recebem de 1 a 5 estrelas, que representam o nível de qualidade dos mesmos: fraco, regular, bom, muito bom e excelente. Como aponta o histórico do prêmio, os que recebem quatro e cinco estrelas são em torno de 7% dos milhares de cursos avaliados, sendo registrado em alguns anos, o índice de apenas 1% entre aquelas que receberam cinco estrelas. (fonte: site Guia do Estudante Editora Abril)

Em 2015, os cursos de Enfermagem e Nutrição do Unasp campus São Paulo foram certificados na categoria de cursos “muito bons”, com quatro estrelas, entre os poucos cursos que se enquadram nessa classificação pelo Prêmio Melhores Universidades.

Nem todos os cursos do Unasp foram avaliados por conta dos parâmetros pré-estabelecidos pelo prêmio, e alguns ainda aguardam os resultados atualizados, mas em 2015, todos os cursos do Unasp-SP notificados pela comissão responsável, foram classificados como bons e muito bons.

O curso de Enfermagem do Unasp
O curso de Enfermagem do Unasp possui hoje 198 alunos com 120 vagas abertas para 2016. Segundo a coordenadora Maristela Santini, o curso promove o desenvolvimento das potencialidades integrais dos alunos de forma saudável e equilibrada.

“Oferecemos formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Qualificando o egresso para o exercício de Enfermagem, com base no rigor científico e intelectual e pautado em princípios éticos. Capacitamos o enfermeiro para conhecer e intervir sobre as situações de saúde-doença, considerando o perfil epidemiológico nacional e estadual, com ênfase no município de São Paulo”, detalha Santini.

O senso de responsabilidade e compromisso com a cidadania, formando enfermeiros promotores da saúde integral do ser humano são também pontos fortes da formação dos universitários dessa área no Unasp-SP.

O curso de Nutrição do Unasp
Diversas atividades e projetos de extensão favorecem a aproximação da formação acadêmica às necessidades da comunidade, mantendo a força das turmas de Nutrição do Unasp-SP, um curso socialmente ativo. Atualmente, 179 alunos estudam Nutrição no campus, que abrirá 60 vagas para o turno matutino em 2016.

“O projeto pedagógico está pautado no arcabouço teórico e programático do Sistema Único de Saúde (SUS), alinhado às Diretrizes Curriculares Nacionais e às novas tendências e necessidades do mercado de trabalho na área de Nutrição, destaca a coordenadora do curso Marcia Cristina.

De acordo com Cristina, a matriz curricular, integrada aos cursos de Enfermagem e Fisioterapia, valoriza o trabalho em equipe multidisciplinar em saúde e possibilita a integração ensino e serviço por meio de projetos integradores e atividades práticas desde o primeiro semestre. A infraestrutura de biblioteca, laboratórios, o ambulatório de nutrição na policlínica universitária, e as parcerias existentes para a realização estágios são também pontos fortes do curso.

Ana Paula Ramos e Tainá Macedo

Veja mais