Cursos de Administração e Contábeis incentivam ao empreendedorismo

Profissão e Mercado

Escrito por

Aira Annoroso

Publicado em

25 mar 2021

Os cursos de Administração e Contábeis são diferentes, mas possuem uma característica principal em comum: incentivo ao empreendedorismo.

À primeira vista, há quem veja bastante semelhança entre os cursos de Administração e Ciências Contábeis, e de fato eles têm algumas características em comum. Todavia, há diferenças. Administração prepara o aluno para atuar no controle de recursos de diversas áreas de uma empresa. Em contrapartida, Contábeis foca na área de finanças, ou seja, trabalhar com despesas, lucros e receitas.

Patrícia Frauches é coordenadora dos dois cursos no UNASP. Ela conta que os professores de Administração são qualificados, oferecem abordagem prática, experiências de simulação, incentivo ao empreendedorismo, atendimento personalizado, alta taxa de empregabilidade de alunos formados. Além disso, somando também essas mesmas características, o curso de Contábeis ensina a utilizar softwares contábeis para aproximação com a realidade e projetos sociais para colocar em prática os conteúdos aprendidos. Por exemplo, todos os anos alunos de Contábeis se mobilizam para fazer a Declaração do Imposto de Renda de forma voluntária para a comunidade.

INCENTIVO AO EMPREENDEDORISMO

As duas opções de graduação oferecidas pelo UNASP campus São Paulo, tem uma característica considerada um diferencial: incentivo ao empreendedorismo. Elizabeth Cavassana se formou em Ciências Contábeis na instituição e relembra que esse era um assunto bastante discutido em sala de aula. Segundo ela, há uma matéria no curso sobre o perfil do contador na atualidade. A disciplina evidencia as diversas opções desse profissional, principalmente a de ser empresário.

“Aprendemos sobre gestão através de matérias técnicas, que utilizam o controle do patrimônio e da análise do comportamento disso, e as possibilidades de tomadas de decisão”, conta. Elizabeth se tornou empreendedora a partir do incentivo na graduação, que mostrou a ela o quanto é possível ser gestora e autônoma. Para a contadora, “ter autonomia e ser seu próprio patrão”, foram os fatores que mais despertaram seu interesse pelo empreendedorismo.

Igualmente, o aluno de Administração, Petter Gabriel, reforça também a característica do incentivo ao empreendedorismo no curso. “O curso de Administração do UNASP entende a necessidade de trazer cada vez mais para seus alunos, disciplinas de empreendedorismo, startups, desenvolvimento de criações e inovações de produtos/serviços para suprir necessidades e oportunidades existentes no mercado”, destaca.

Primeiramente, o aluno precisou assumir a empresa da família (segmentado no ramo de materiais e medicamentos hospitalares) com apenas 20 anos de idade. “Era perceptível que a cada aula que eu tinha, eu conseguia enxergar dentro da empresa onde e como eu poderia melhorar meu negócio. Conforme eu ia aprendendo, ia também colocando em prática todo aquele conhecimento absorvido”, diz.

Conheça mais o curso de Administração:


Conheça mais sobre o curso de Ciências Contábeis aqui: