Acontece no UNASP

Curso de pedagogia do Unasp Ht comemora 20 anos com lançamento de livro

Nos dias 21 a 24 de outubro, o Unasp esteve comemorando 20 anos do curso de pedagogia. O evento que se estendeu por toda semana, contou com a presença de alguns ex-coordenadores do curso, oficinas pedagógicas para os estudantes de graduação e foi concluído com o lançamento do livro Aprendizagem: compreensão, desafios e possibilidades. Essa […]

Texto: Glória Barreto

O livro Aprendizagem: compreensão, desafios e possibilidades, contou com a participação de 10 pesquisadores do Unasp

Nos dias 21 a 24 de outubro, o Unasp esteve comemorando 20 anos do curso de pedagogia. O evento que se estendeu por toda semana, contou com a presença de alguns ex-coordenadores do curso, oficinas pedagógicas para os estudantes de graduação e foi concluído com o lançamento do livro Aprendizagem: compreensão, desafios e possibilidades. Essa obra contou com a participação de 10 pesquisadores do Unasp e terá sua verba revertida para uma ação social em uma escola do Paraguai.

A coordenadora do curso de pedagogia, Selma Fonseca, que esteve a frente da programação da semana, explica com orgulho a qualidade que o curso de pedagogia tem alcançado ao longo destas duas décadas. “Esse é um momento para a gente refletir que o curso tem uma história, ele não nasceu ontem, ele tem 20 anos de trajetória e de confiabilidade. Isso pode ser percebido, por exemplo, nas escolas do município que oferecem estágio as nossas alunas. O curso foi consolidado com o tempo e é um curso abençoado, porque reflete uma luz maior, que é a luz do nosso grande Deus”, concluiu Selma.

Além da participação dos estudantes de pedagogia, o evento abriu as portas para pedagogos da região e ex-alunos a instituição. Este foi o caso da participante, Daniela Santos, que já atua como professora e foi ex-aluna do curso de pedagogia. “Eu fiquei sabendo da semana de pedagogia e resolvi aproveitar para me atualizar e também matar a saudade dos amigos e professores do curso de pedagogia. As oficinas foram sobre temas bem relevantes e é sempre bom a gente se atualizar”, descreveu Daniela. Estar de vota ao campus despertou na ex-aluna outros planos. “Estou sentindo até vontade de voltar a estudar, quero começar a fazer uma pós-graduação”.

Durante a semana os alunos podiam escolher quais oficinas preferiam participar.

Lançamento do livro

Para celebrar o aniversário do curso, a academia do Unasp em parceria com o Mackenzie, lançou na noite do dia 24, o livro Aprendizagem: compreensão, desafios e possibilidades. Após o lançamento, vários autores que estavam autografando a obra. Segundo a direção do Unasp, todo o lucro desse projeto será revertido para uma ação social no Paraguai, na qual alunos voluntários construirão, em janeiro de 2020, uma casa em um colégio.

“Pedagogia não apenas faz vinte anos, mas o faz com ousadia, tendo nota 4 no MEC. E a produção deste livro demonstra a seriedade do curso. Além de nossos educadores estarem compartilhando seus conhecimentos com a sociedade, ainda estão participando de um projeto social, apoiando a construção de uma escola”, explicou o diretor geral do Unasp Hortolândia, Afonso Cardoso.

Alguns autores da obra estiveram autografando os livros vendidos no evento.

Suzete Maia, diretora da graduação do Unasp Hortolândia, também foi uma das autoras do livro Aprendizagem: compreensão, desafios e possibilidades. Ela explica que o exemplar foi criado com a finalidade de auxiliar educadores de forma prática. “O tema desta obra visa trazer contribuições sobre como trabalhar alunos com dificuldades de aprendizagem e como ativar elementos que favoreçam o rendimento escolar. Apresentamos uma discussão sobre as dificuldades de aprendizagem e trazemos sugestões de como ativar a capacidade do aluno para que ele aprenda mais”.

Veja mais