Profissão e Mercado

Curso de Engenharia Agronômica realiza atividade de despesca

Atividade realizada no Campo do Conhecimento retirou mais de 1200 kg de peixe do tanque de produção.

Texto: Lucas Pazzaglini | Edição: Theillyson Lima

O curso de Engenharia Agronômica do UNASP, campus Engenheiro Coelho, promoveu a atividade de despesca na última segunda-feira (21). O processo retirou mais de 1200 kg de peixe do tanque de criação e aconteceu na área do Campo do Conhecimento, que é um espaço para a realização de atividades e aulas.

Despesca faz parte do curso de Agronomia.
Despesca é um processo realizado na área da piscicultura, que é a produção de peixes de água doce. Foto: Gabriela Bess

A despesca é um processo realizado na área da piscicultura, que é a produção de peixes de água doce, e se refere a retirada de peixes de uma área de cultivo assim que o tamanho desejado pelo comércio é atingido, explica o professor de Zootecnia para os cursos de Engenharia Agronômica e Medicina Veterinária, Igor Hubner, coordenador da ação. 

Os alunos tiveram a oportunidade de participar do processo da criação de peixes desde a compra dos alevinos, peixes recém-saídos do ovo que são comprados por quantidade, passando pelo processo de engorda até a comercialização do produto final. Todo esse processo dura de 7 a 8 meses.

A matéria de Piscicultura é dada para o 3° e 4° período do curso e um tanque próprio para essa atividade é utilizado. “O tanque tem 16 x 22 metros e suporta de 2,000 kg a 2,500 kg de peixe”, acrescenta o professor Hubner.

O diretor de graduação do campus, Everson Muckenberger, explica a importância da atividade. “Os alunos têm a oportunidade de estudar a questão da piscicultura, não apenas nos seus aspectos técnicos e teóricos, mas eles podem vir aqui a campo, podem ver o desenvolvimento do peixe, podem ver quanto tempo demora para ele engordar,podem acompanhar o processo de venda, então essa experiência para o nosso aluno é de uma riqueza sem preço”.

Campo do Conhecimento

O Campo do Conhecimento é um local exclusivo aos alunos dos cursos de Engenharia Agronômica e Medicina Veterinária voltado para a realização de aulas e atividades práticas. O ambiente conta com diversas culturas de plantio como: cana de açúcar, laranja e pitaia, das quais foram colhidas mais de 500 kg no último semestre, além de ter a área própria para criação de peixes e, futuramente, bovinos.

Despesca faz parte do curso de Agronomia.
Tanque tem 16 x 22 metros e suporta de 2,000 kg a 2,500 kg de peixe. Foto: Gabriela Bess

Veja mais