Acontece no UNASP

Curso de Direito do Unasp-SP promove I Semana Jurídica e expande conhecimento

Além de organizar uma semana de palestras, o curso de Direito do Unasp-SP foi representado em Congresso de Liberdade Religiosa e promoveu curso extracurricular O curso de Direito do Unasp São Paulo promoveu a I Semana Jurídica nos dias 9 a 12 de setembro, cujo tema foi “Interfaces entre o Direito e o Estado”.  A […]

Texto: Aira Annoroso

Além de organizar uma semana de palestras, o curso de Direito do Unasp-SP foi representado em Congresso de Liberdade Religiosa e promoveu curso extracurricular

Abertura da I Semana Jurídica, com o palestrante Márcio Pugliesi.

O curso de Direito do Unasp São Paulo promoveu a I Semana Jurídica nos dias 9 a 12 de setembro, cujo tema foi “Interfaces entre o Direito e o Estado”.  A programação reuniu alunos, professores, diretores e palestrantes de grande conhecimento e importância na sociedade.

Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Eduardo Tuma, ao lado do coordenador do curso de Direito (Walter Rubini), diretor geral do Unasp-SP (Douglas Menslin) e diretora de Graduação (Silvia Quadros).

A semana trouxe convidados como Márcio Pugliesi – professor, advogado, tradutor, escritor e doutor em Filosofia, Direito e Educação pela Universidade de São Paulo (USP) – abordando a democracia em tempos de crise; advogado Mário Sérgio de Oliveira – que cuidou do conhecido caso de Suzane Von Richthofen – falando sobre Direito Penal nos dias atuais; Eduardo Tuma – presidente da Câmara Municipal de São Paulo – levantou o debate sobre direitos e garantias fundamentais; e Gilmara Batista – delegada de polícia – finalizou a sequência dos dias conversando com os alunos sobre a Polícia Judiciária na resolução de conflitos.

Para o coordenador do curso de Direito, Me. Walter Rubini, o tema tratado permitiu ao aluno conhecer questões sociais e jurídicas, de tal forma que abriu a oportunidade de envolvimento com temas ligados à democracia, direitos fundamentais, o direito penal na atualidade e as formas de conter a judicialização, por meio das conciliações e mediações realizadas pela Polícia Civil.

Palestra de Mário Sérgio de Oliveira.

“É o marco histórico para o curso de Direito do Unasp-SP. Iniciamos as atividades neste ano com aulas magnas ministradas por dois desembargadores, aulas abertas e palestras com diversos especialistas e, agora, a semana jurídica vem coroar esse sólido trabalho, uma conquista para nossos alunos”, declara o coordenador do curso.

Walter ainda ressalta que alguns critérios são sempre levados em consideração no momento de escolher os palestrantes. “Os profissionais foram escolhidos em virtude de sua experiência, não somente acadêmica por serem titulados, mas também porque são pessoas formadoras de opinião na sociedade, sendo primordial, o profundo conhecimento da área jurídica, visando o aluno a compreender a importância da teoria conjugado com sua aplicação prática na vida social”, completa.

Palestra de Gilmara Batista.

Expansão de conhecimento

Além de promover a I Semana Jurídica, o curso de Direito do Unasp-SP teve o coordenador Walter Rubini como representante no Congresso de Liberdade Religiosa promovido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia. O evento contou com a presença de autoridades políticas e eclesiásticas.

E para proporcionar aos alunos um conhecimento diferenciado, o curso está promoveu a primeira capacitação em Medicina Legal e Ciências Afins no último domingo (15), que foi aberta para todos que se interessassem pelo tema.

Veja mais