Acontece no UNASP

Culto especial com alunos de Teologia que vão para período prático

Estudantes do terceiro ano de Teologia do UNASP Engenheiro Coelho foram enviados a diversos distritos da região sudeste para projeto de evangelismo.

Texto: Melissa Maciel | Edição: Theillyson Lima

A cerimônia de envio dos alunos do terceiro ano de Teologia, que aconteceu na última sexta-feira (9), é um evento anual e os homenageia antes de darem início ao trabalho evangelístico. Mais de 40 estudantes foram encaminhados a diferentes distritos da região sudeste brasileira para atuarem como evangelistas durante três meses. O processo é parte essencial da formação acadêmica. 

Culto especial homenageia alunos de Teologia.
Turma do terceiro ano de Teologia fará atividades práticas na região sudeste do Brasil.

O período de evangelismo é o momento na jornada acadêmica em que os estudantes colocam em prática toda a teoria aprendida em sala de aula até este momento do curso. São instruídos a organizarem grupos de estudos bíblicos, visitas a membros afastados da igreja, recrutamento de interessados, semanas de oração e outras iniciativas. Dessa forma, trabalham para levar pessoas a Jesus e conduzi-las ao batismo.

Preparação para a prática

De acordo com o professor do curso e coordenador do projeto de evangelismo, pastor Emílio Abdala, nesta primeira fase os estudantes participaram da escola de evangelismo, aprendendo o que fazer e como fazer, e agora estão sendo enviados de forma supervisionada para evangelizar e fazer o plantio de igrejas. 

“Essa tradição marca vários seminários no mundo, e não seria diferente por aqui. É o momento em que eles vão, encomendados pelo Espírito Santo, guardados pelos anjos e também apoiados pelas orações dos familiares e queridos”, declara o professor.

Um período decisivo

O diretor da Faculdade de Teologia (FAT), pastor Evandro Fávero, explica que, para o estudante, a área teológica é muito importante para que ele tenha uma base, um conhecimento, mas ela não é suficiente, porque a teologia tem que estar a serviço da missão. Segundo ele, o período de evangelismo é um verdadeiro divisor de águas na formação dos estudantes em ministros do evangelho. 

“Quando o aluno sai para o evangelismo e experimenta a proclamação da mensagem, ele vive os milagres de Deus e ao ver vidas transformadas, pessoas tomando a decisão, pessoas estudando a Bíblia, sendo batizadas, isso muda a vida deles. Mudou a minha vida quando eu fazia Teologia, porque eu experimentei tudo o que eu estava aprendendo na sala de aula”, afirma o diretor. 

Início de uma nova etapa

O estudante do terceiro ano de Teologia, Daniel Sousa, comenta sua perspectiva sobre esta nova fase que se inicia: “este é um momento que marca a nossa vida de uma forma muito especial. Estávamos nos preparando durante dois anos e no terceiro fizemos um intensivo para que hoje pudéssemos ser consagrados a Deus, e dessa forma sairmos para o campo de trabalho missionário, felizes, empolgados, porque os professores nos prepararam bem e Deus, com certeza, está preparando o campo para que possamos fazer o trabalho que Ele espera de cada um nós.”  

Daniel tem duas filhas e a mais velha, Rebeca, foi batizada durante o culto de envio. Segundo ele, este foi um momento muito importante: “a minha filha teve o privilégio de ser batizada hoje nesse evento, então como pai sou muito feliz e realizado com isso. Esse é o primeiro fruto que nós teologandos do 3 ano estaremos realizando no campo missionário,  apresentando Jesus para as pessoas, levando-as à entrega total que é o batismo, e que assim elas também apresentem a mensagem do evangelho a outras pessoas”, conclui.

Rebeca, filha de um dos alunos, foi batizada durante o culto de envio.

Veja mais