Notas Formatura

UNASP celebra Culto de Ação de Graças da 102ª turma de Teologia

Ao todo, mais de 2000 pessoas estiveram presentes na cerimônia neste sábado.

Texto: Ronaldo Pascoal

O Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) campus Engenheiro Coelho, celebrou nesta manhã, 11 de dezembro, o Culto de Ação de Graças em comemoração à formatura da 102ª turma do curso de Teologia. Ao todo foram 71 formandos, entre eles duas mulheres. O programa também abrangeu os formandos de pós-graduação da Faculdade de Teologia (FAT) e do Mestrado do Seminário Latino-americano, com sede no UNASP. 

Culto de Ação de Graças envolveu 71 formandos.
Culto de Ação de Graças em comemoração à formatura da 102ª turma do curso de Teologia

Há mais de 100 anos, o UNASP se compromete na missão de educar seus alunos no contexto dos valores bíblicos para um viver pleno e para a excelência no serviço a Deus e à humanidade. Com isso, professores e servidores se dedicam a reforçar nos alunos o sentido de serviço a Deus e aos outros. A formanda, Mariana Leite, sempre quis ser missionária e encontrou na graduação em Teologia uma oportunidade a mais para trabalhar. “Eu acredito que esta formação vai me ajudar a continuar exercendo meu ministério, além de servir à Igreja onde quer que eu estiver”, comenta. 

Novos ciclos para o curso de Teologia do UNASP

Segundo o pastor Reinaldo Wenceslau Siqueira, atual diretor do Centro Mundial de Amizade Judaico-Adventista, o curso de Teologia do UNASP tem como prioridades a excelência acadêmica e o amor à missão. “Trabalhamos para que os alunos sejam preparados e tenham conhecimentos teóricos e práticos bem-fundamentados, mas que também tenham uma grande paixão pela missão de Deus, da igreja e em servir a comunidade”, pontua. Siqueira atuou como professor e diretor do Seminário Adventista Latinoamericano de Teologia (SALT) por mais de 20 anos.

O pastor Evandro Fávero, nomeado atual diretor da FAT, explica que os futuros pastores “devem ser comprometidos com a missão e com a obra de Deus, mantendo o brilho nos olhos e a paixão pelo Ministério”. Ainda de acordo com Fávero, essa é uma grande responsabilidade que torna o desafio ainda maior. “Tenho orado para que o Espírito Santo de Deus nos use, e junto com os professores, possamos trabalhar na conclusão da missão e obra de Cristo”, declara.

Chamados para servir

Doutora Christie Chadwick ministrou a mensagem

A mensagem central do Culto de Ação de Graças deste ano teve como oradora a doutora Christie Chadwick. A professora comparou os desafios e possíveis dificuldades dos novos pastores com a história bíblica de Davi. Uma das mensagens deixada para os formandos foi de motivação e força nesta nova jornada. “Não abram mão do seu trabalho, pois Deus está ao seu lado. Afinal, os ceifeiros são poucos e o trabalho é grande”, argumenta.

Diego Nunes é publicitário e trabalhou na área por nove anos, mas sentiu no coração o chamado de Deus para um novo desafio. Em oração com sua esposa, Camila Espindola, decidiram juntos deixar tudo para trás para embarcarem numa nova jornada de fé e serviço. “Eu já tinha escolhido o que eu queria pra minha vida, mas agora eu queria que Deus escolhesse de forma clara e objetiva o que Ele queria para mim. Foi quando oramos e entendemos que Deus nos chamava para esse ministério”, conta. De acordo com Camila, a decisão que foi difícil no começo, hoje vale a pena. “No início o coração ficou bem apertado, mas a gente sabia que essa era a vontade de Deus e graças a Ele foi uma decisão muito boa”, comemora.

O chamado do casal para um novo lugar chegou antes mesmo da conclusão do curso, em setembro deste ano. A partir de janeiro de 2022, o casal que não se via de outra forma que não servindo a Deus no Ministério Pastoral, assume responsabilidades na área da Educação na Associação Rio Fluminense. Nunes se torna capelão e professor do Colégio de Itaboraí, no Rio de Janeiro, e Camila, também integra o time do Colégio.

O Culto de Ação de Graças aconteceu na igreja do campus e contou com a presença de aproximadamente 2000 pessoas, entre formandos, familiares, professores e amigos. As fotos do programa estão disponíveis na página oficial de formaturas do UNASP. As formaturas no campus Engenheiro Coelho se estendem até quarta-feira, 15.

Veja mais