Acontece no UNASP

Coordenador do curso de Administração do Unasp se aposenta

O professor Holbert Schmidt não sabia, mas ao entrar no templo do Unasp campus São Paulo na noite do dia 9 de agosto, receberia uma surpresa preparada por sua família e amigos de trabalho. A aula magna de abertura do semestre letivo também marcou a despedida e o reconhecimento pelo trabalho de um profissional que […]

Texto: Murilo Pereira

O professor Holbert Schmidt não sabia, mas ao entrar no templo do Unasp campus São Paulo na noite do dia 9 de agosto, receberia uma surpresa preparada por sua família e amigos de trabalho. A aula magna de abertura do semestre letivo também marcou a despedida e o reconhecimento pelo trabalho de um profissional que atuou por 63 anos.

Antes de ter início a aula com o secretário estadual de Desenvolvimento Social de São Paulo, Floriano Pesaro, o diretor de graduação do Unasp-SP, Ilson Tercio Caetano, chamou o professor Holbert ao púlpito. Nesse momento, seus familiares, esposa, filhos, noras e netos entraram na igreja com bolo de aniversário deixando o homenageado surpreso e emocionado. No mesmo dia em que ele completou 80 anos de idade se despediu da sala de aula tendo a oportunidade de dividir o momento dos parabéns com uma plateia formada por professores e estudantes.

O diretor de graduação então, compartilhou com todos a trajetória do professor Schmidt. Mostrando, inclusive, um detalhe curioso registrado em sua carteira de trabalho. Coincidentemente, a data do seu primeiro registro profissional é também o dia e o mês em que se aposentou oficialmente.

Formado em Administração, Economia e Ciências Contábeis, concluiu o mestrado em Administração nos Estados Unidos. Estudioso incansável e fluente em 4 idiomas, teve a experiência de administrar importantes instituições dentro e fora do Brasil. Como educador, cerca de 20 anos de seu currículo foram dedicados ao Centro Universitário Adventista de São Paulo onde atuou em cada um dos três campi, Engenheiro Coelho, Hortolândia e São Paulo.

“Foi aqui o melhor período da minha vida profissional. Eu trabalhei nos três, Engenheiro Coelho, aqui em São Paulo e em Hortolândia. Em qualquer um deles onde eu entrar eu me sinto muito à vontade e muito em casa. Eu amo os três campi como se fosse a minha casa”, declarou. “Respeitado pelos colegas, indispensável para os diretores e uma referência para os estudantes. O professor Holbert deixa um legado que merece todo meu respeito e admiração”, definiu  Martin Kuhn, reitor do Unasp.

Para seu neto, Lucas Schmidt, ver a homenagem que o avô recebeu, reforçou ainda mais a admiração que tem por ele. “Meu avô para mim foi sempre uma figura de muita responsabilidade. Sempre o admirei muito. Ao ver tudo isso, contar a história dele toda como já escutei várias vezes, é uma motivação para mim. Por ter alguém tão próximo de mim assim e poder me espelhar. Meu avô sempre foi um homem muito trabalhador e sempre com um sorriso no rosto. Todos esses anos com ele foram muito felizes para mim e ver essa homenagem foi muito bonito, foi muito motivador ”, expressou o estudante de Engenharia Civil que em breve irá se graduar no Unasp campus Engenheiro Coelho.

Como conselho para os universitários e jovens do Unasp, Holbert enfatiza o esforço e a dedicação aos estudos. “Meu conselho a todos é estudar, estudar e estudar. Pesquisar e se aprofundar porque esses jovens vivem num momento especial de tecnologias avançadas e devem aproveitar tudo o que está disponível. Estudem bastante que serão excelentes profissionais”, destacou.

Desde 2014 até o dia da sua aposentadoria, Holberth Schimdt coordenava o curso de Administração do Unasp-SP.

Veja mais