Construção da Excelência Acadêmica é tema de encontro entre Coordenadores de Cursos do Unasp

Acontece no Unasp

Escrito por

Mairon Hothon

Publicado em

10 out 2019

Crédito imagens

Kenneth Mayr

70 coordenadores de cursos do Unasp estiveram presentes no encontro desta quinta que tratou sobre a excelência acadêmica da instituição.

Organizador do evento, prof Lélio Lellis, destaca tríplice ação de trabalho do Unasp. “O Unasp existe para cumprir a missão bíblica, preparar nossos estudantes para o mercado de trabalho e cumprir com os requisitos legais do MEC”, destaca.

Entre os requisitos para ter se tornado uma instituição cinco estrelas no Ministério da Educação, o conceito de excelência acadêmica tem sido pauta constante do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp). Nesta quinta-feira, 10 de outubro, o XXI Encontro de Coordenadores de Graduação, Extensão e Pós-Graduação Latu Senso abordou exatamente a temática com o grupo de 70 representantes da área de ensino, pesquisa e extensão dos três campi e dos serviço EaD do Unasp.

“Festejamos a nota máxima alcançada, mas precisamos avançar em uma tríplice ação de aperfeiçoamento acadêmico. Devemos cumprir a missão da Igreja, preparar profissionalmente nossos estudantes para o mercado de trabalho e atender os regulamentos do Governo Federal para mantermos nosso padrão. O foco do encontro é afinar um trabalho a fim de manter nosso conceito institucional e melhorar anualmente o índice geral de cursos”, comenta o organizador do evento e pró-reitor de Graduação, Dr. Lélio Lellis.

Sob a temática “Unasp Rumo à Excelência: Enfoques missional, profissional e regulatório”, o encontro que aconteceu no auditório da Reitoria, na cidade de Engenheiro Coelho (SP), trouxe para o centro dos debates, questões sobre o atual cenário que a instituição passa. Com as palavras do vice-reitor executivo e estudioso na área confessional da Educação Adventista, pastor Douglas Menslim, o programa teve início reforçando a missão do Centro Universitário.

“O foco é o aluno, mas o nosso cliente é a sociedade. Precisamos formar bons profissionais para alcançar a sociedade”, reforçou a palestrante Marili Vieira.

“O papel da Educação Adventista, e por consequência do Unasp, é inculcar em seus alunos o sentimento de transformação social, porque enquanto ‘escola’ precisamos exercer influência na vida daqueles que estão sobe os nossos cuidados, isso é educação integral”, destacou.

Entre as palestras do dia foram debatidos temas como a produção de “Livros textos como chave para a excelência acadêmica” feita pelo Dr. Rodrigo Follis, editor chefe da Unaspress,  e a abordagem de “Uma visão curricular voltada para a Excelência” palestrada pela pró-reitora de Graduação e Assuntos Acadêmicos do grupo Mackenzie, Dr. Marili Moreira da Silva Vieira. Relatos de experiência sobre sala de aula invertida e processos regulatórios também foram pauta do programa. Em sua defesa para o caminho da excelência: “O foco da universidade é o aluno, mas o nosso cliente é a sociedade. Precisamos formar bons profissionais para alcançar a comunidade que está à nossa volta”, destacou em sua palestra.

Reitor do Unasp, Dr. Martin Kuhn, destaca os avanços da instituição esse ano e detalha o planejamento de trabalho para 2020 e 2021.

“O Unasp é resultado de todos nós e foi pelo trabalho de cada coordenador de curso que vamos finalizar o ano com índices positivos. Um ano que que teve a abertura de novos cursos, mais matrículas em todos os campi, um cenário de equilíbrio administrativo e novas estruturas, não só físicas, mas operacionais. Queremos um Unasp grande e integrado oferecendo excelência acadêmica a todos os alunos”, ressalta o reitor, Dr. Martin Kuhn.

Para os próximos anos, o foco do Centro Universitário é trabalhar com integração de matrizes e introdução de disciplinas institucionais, ter Livros-Texto das disciplinas curriculares e conteúdos programáticos nos planos de ensino.