Não Classificado

Concerto: 20 anos da Orquestra Sinfônica do Unasp-EC

A celebração do 20º aniversário da orquestra foi escolhida para encerrar a Semana da Arte

Texto: Redação

A Orquestra Sinfônica do Unasp-EC realizou na noite de sábado, 29, um concerto em comemoração aos seus 20 anos. O evento aconteceu no Auditório Central da instituição e contou com a participação especial do violinista Márcio Cândido. A orquestra é formada por 64 músicos e, de acordo com o maestro Jetro Meira de Oliveira, esse foi o recital mais longo feito pelos instrumentistas.

O concerto fez parte do encerramento da 22ª Semana da Arte, ocorrida entre os dias 15 e 22 de agosto. “A orquestra preparou um repertório pensando nesses 20 anos e nó resolvemos fazer o concerto no término da Semana da Arte pelo clima que a mesma cria dentro da instituição”, explicou o diretor administrativo da Escola de Arte, Vandir Schäffer. O evento tem como objetivo levar música clássica aos alunos internos e à comunidade de forma gratuita.

Durante a apresentação o maestro Jetro falou sobre os sonhos da orquestra e a concretização de alguns deles, como a obtenção de pastas personalizadas e novas estantes para os músicos. Ele ainda relembrou a fundação da orquestra pelo diretor Vandir e a sua ascendência ao longo dos anos. “Ele começou com muita paciência e persistência, com poucas pessoas e foi crescendo aos pouquinhos. Nesses quatro anos que estou dirigindo o crescimento tem sido exponencial e nós só temos a agradecer o apoio que recebemos e as grandes bênçãos que Deus nos tem concedido”, acrescentou Jetro.

Os ensaios do repertório começaram em abril, já que cada músico precisou trabalhar exaustivamente para garantir a perfeição da apresentação. O violista Anderson Bezerra contou que os ensaios consumiram boa parte do tempo dos músicos, tanto na escola quanto em casa. “Tivemos alguns ensaios extra que o spalla fez com os naipes separados, em dias especifícos. E os estudos individuais, com sua responsabilidade pessoal em estudar em casa”, revelou.

Foram apresentadas ao total quatro obras: As Vespas, de Ralph Vaughan Willians, A Primavera, de Antonio Vivaldi, Sinfonia em Sol Menor nº25, K 183, de Wolfgang Amadeus Mozart e Finlandia, Op. 26,  de Jean Sibelius. O violinista Márcio Cândido fez o solo da música A Primavera. Esse foi o segundo concerto realizado pela Orquestra Sinfônica do Unasp-EC neste ano.

Veja mais