Acontece no UNASP

Colégio Unasp SP realiza Semana da Arte

O Colégio Unasp-SP deu início na segunda-feira (11) à Semana de Arte. Os dias foram marcados por muito aprendizado em sala de aula, mas fora dela também. No horário do intervalo entre as disciplinas curriculares, os adolescentes colocam em prática tudo que já aprenderam através de apresentações musicais, e releituras de obras artísticas. A definição […]

Texto: Aira Annoroso

O Colégio Unasp-SP deu início na segunda-feira (11) à Semana de Arte. Os dias foram marcados por muito aprendizado em sala de aula, mas fora dela também. No horário do intervalo entre as disciplinas curriculares, os adolescentes colocam em prática tudo que já aprenderam através de apresentações musicais, e releituras de obras artísticas.

A definição de arte no dicionário é “a habilidade ou disposição dirigida para a execução de uma finalidade prática ou teórica, realizada de forma consciente, controlada e racional”. De maneira mais descomplicada, a arte é uma forma que o ser humano encontrou para expressar suas emoções, sua cultura e sua história. Essa expressão pode ser através da música, da dança, da pintura, da escultura, do teatro, da literatura, da fotografia etc.

Para a professora de Literatura e uma das organizadoras da Semana da Arte, Geane Silveira, a arte merece atenção e destaque porque representa o passado e contextualiza o presente. “O que eu tento mostrar para os alunos é que cada manifestação artística pertence a um contexto histórico que traduz a ânsia de um artista e a angústia de uma época. Por exemplo, as vanguardas estão inseridas no contexto da Primeira Guerra Mundial, então o dadaísmo – que é uma das vertentes – falava muito sobre o caos, sobre o vazio que o ser humano sentia diante de tantos valores e certezas que foram completamente destruídos pela guerra”, explica.

Com o passar do tempo, a arte evoluiu e conquistou seu espaço na sociedade, haja vista que algumas representações artísticas são imprescindíveis para diversas pessoas no mundo atual. A música, por exemplo, é capaz de mudar o humor e a disposição de um indivíduo. Há quem demonstre não ter interesse pela arte e seus diversos movimentos, pois possuem a ideia equivocada de que esta se restringe a pinturas e esculturas, mas vai além disso.

Os alunos do Ensino Médio do Colégio Unasp puderam entender os principais movimentos artísticos, suas vertentes, desde a arte clássica até a arte moderna, mas principalmente sua  importância. “Nós do 3° ano do Ensino Médio, aprendemos todas as vanguardas europeias detalhadas, e mudamos completamente nossa visão sobre o assunto”, conta o aluno Davi Vieira.

Veja mais