Acontece no UNASP

Colégio Unasp retoma o período de aulas na quinta-feira (1)

Com algumas dicas, saiba como retomar a mais uma temporada de estudos sem prejuízos acadêmicos O período de férias é o momento para renovar as energias depois de um período intensivo de estudos. A temporada de 30 dias é suficiente para descansar, fazer diversas atividades em família e com os amigos. No dia 01 de […]

Texto: Raiane Lívia

Com algumas dicas, saiba como retomar a mais uma temporada de estudos sem prejuízos acadêmicos

O período de férias é o momento para renovar as energias depois de um período intensivo de estudos. A temporada de 30 dias é suficiente para descansar, fazer diversas atividades em família e com os amigos. No dia 01 de agosto o Colégio Unasp em Engenheiro Coelho, retoma o semestre letivo com muitas atividades e aprendizado para os alunos. Mas após uma temporada longe dos cadernos e livros é necessário seguir algumas dicas para voltar as aulas sem prejuízos acadêmicos.

O governo de São Paulo anunciou recentemente o fracionamento das férias escolares do mês de julho na rede estadual de ensino. Hoje, os alunos e professores têm direito a 30 dias corridos de descanso na metade do ano. O modelo sugere que a partir de 2020 esse período seja reduzido para 15 dias em julho e o restante será distribuído em outros períodos do ano, uma semana em abril e outra em outubro, no término do segundo bimestre.

A proposta foi inspirada em modelos de outros Estados no Brasil e tem o respaldo de estudos científicos de universidades estrangeiras. Para a vice-diretora do Colégio Unasp, Camila Gonzaga, essa medida pode ser um meio de reduzir a dispersão dos alunos no retorno às atividades escolares, mas um período maior não seria o vilão do aprendizado do estudante. “A partir da minha visão como educadora, quando passamos muito tempo sem fazer determinada atividade, acabamos deixando de alimentar o hábito que era rotina em nossa vida. Seja qual for o nível de ensino, existe a tendência desse distanciamento, afinal é o momento de descanso. Nesse aspecto esse período menor pode contribuir para todos”, destaca.

Dicas acadêmicas

Para que o momento de volta as aulas não seja algo monótono, mas sim rico em aprendizado, a educadora propõe algumas dicas de aproveitamento que garanta um melhor desempenho acadêmico, mesmo após um maior tempo de férias.

Pais apoiadores

A educadora Camila Gonzaga ainda complementa que os pais têm um papel primordial numa carreira acadêmica dos filhos. O apoio da família é fundamental para que a criança se desenvolva nos estudos com mais confiança.

Veja mais