Acontece no UNASP

Colégio UNASP realiza acampamento de pais e filhos em comemoração ao Dia dos Pais

A segunda edição do “Acampando com o Papai”  promove montagem de barracas e hora social entre pais e filhos.

Texto: Gabrielle Ramos Venceslau | Edição: Theillyson Lima

O Colégio UNASP campus Engenheiro Coelho comemorou o Dia dos Pais por meio da segunda edição do “Acampando com o Papai”, um acampamento especial feito para os pais e filhos. O evento foi realizado na Escola Básica, para os alunos da Educação Infantil até o 5º ano, na noite deste sábado (27/08) e teve como objetivo a promoção da interação entre os pais e seus filhos.

Acampamento reuniu famílias do Colégio UNASP.
Acampamento reuniu alunos e famílias durante a noite de sábado. Foto: Vinicius Santos

Segundo a coordenadora do Ensino Fundamental I, Cristiane Oliveira, organizadora e promotora do evento, o sentimento de ver os pais e filhos interagindo é de extrema alegria. “Dá trabalho, mas a felicidade das crianças e o que elas vão levar pra vida, essas memórias; é isso que a educação do UNASP proporciona”, afirma.

Assim como o UNASP tem em seu slogan principal “Experiências para Vida”, “a noite de hoje é pra isso, uma experiência que a gente vai levar pro resto das nossas vidas”, comenta o diretor do Colégio, Henrique Romanelli.

Sobre o evento

O acampamento iniciou às 19h30 com palavras iniciais do diretor, que lançou a proposta de fazer um acampamento da família no próximo ano. Logo após, o pastor Walid Reda, responsável pela capelania do Colégio UNASP, conduziu uma meditação sobre o tema: “Qual o melhor presente que os pais podem dar para seus filhos?” e finalizou o momento com uma oração para abençoar o evento. 

Depois disso, o coral dos alunos cantou, regido pela Professora Rosane Salles, duas músicas: “Eu sigo os seus passos”, de Daniel Salles e “Assim de Montão”, de Carolyn Cooper, que foram tocadas no teclado pela Professora Ailen Lima. A primeira canção possui um clipe musical lançado pelo colégio em comemoração ao Dia dos Pais e foi cantada duas vezes durante a programação, à pedido dos pais presentes. 

Em seguida, a diversão tomou conta! O tio Bolinha, como é carinhosamente chamado, promoveu um momento social no qual os pais e filhos aproveitaram com muitas brincadeiras e desafios. Ao fim da noite, os filhos, juntamente com seus pais, iniciaram a montagem das barracas. Após isso, todos foram dormir. 

No dia seguinte (28/08), toda a turma despertou às 7h para realizarem uma meditação matinal, com direito ao kit de café da manhã, que foi distribuído antes do encerramento da programação.

Interação entre pais e filhos 

Cristiano Damásio contou que estava passando por um momento de desafio, por estar armando a barraca, mas ao mesmo tempo de alegria, pois é uma experiência única. “Passar esse momento com meu filho é muito bom, porque é a primeira vez que estamos acampando. Então, é uma coisa que vai ficar marcada para nossa vida”. Leonardo Damásio, do 5º ano, filho do Cristiano, disse estar muito animado. “Está difícil montar a barraca, mas acho que vamos conseguir!”, brinca.

Acampamento foi especial para as crianças.
Interação entre as família foi ponto forte. Foto: Vinicius Santos

O pai do João e Laura Zadi, do 3º e 7º ano, respectivamente, comenta que acha muito importante o colégio promover esse tipo de evento. Pois “a escola oferece esse momento lúdico, não só para as crianças, mas envolvendo os pais e mães também”, explica Renato Zadi. O filho, João, disse que é muito legal estar passando um ‘tempinho’ com o pai.

Julia Baron, do 4º ano, conta que já tinha acampado outras vezes com o pai anteriormente, mas que mesmo assim estava muito animada para acampar com ele novamente. “Eu to achando muito legal e muito divertido”, diz. A mãe, Rosa Baron, comenta que a filha estava ansiosa há mais de um mês para acampar e passar um tempo maior sozinha com o ‘papai’. O pai, Anderson Baron, afirma que esse tipo de interação faz parte do desenvolvimento da criança, pois “a criança tendo um relacionamento maior com a família se sente segura”.

Primeira edição 

O “Acampamento do Papai I” aconteceu em 2019, no ano em que a coordenadora Cristiane assumiu sua função no colégio. “Olhando o gramado eu tive a ideia de proporcionar  um acampamento que estreitasse a relação entre pais e filhos”, conta.

Cristiane diz que a primeira edição foi um sucesso, opinião que é compartilhada pelo pai, Renato Zadi. “O evento está bem diferente do acampamento que teve a dois anos atrás. Eu achei que está muito melhor, tem mais gente e a interatividade também está muito gostosa”. Este ano houve praticamente o dobro de participantes, em relação a 2019. 

Pais montando barracas para o acampamento.
Pais montaram as barracas juntos com seus filhos. Foto: Vinicius Santos

Veja mais