Impacto Social

Colégio Unasp promove semana de hábitos saudáveis

Através dessa iniciativa o colégio pretende desenvolver a prática de vida saudável A alimentação é um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento da criança. Comendo corretamente elas têm energia e disposição, melhoram a capacidade cognitiva e tem facilidade para o aprendizado, consequentemente obtêm avanço nos estudos e relacionamentos. O colégio Unasp em Engenheiro Coelho, […]

Texto: Eliandra Zanquetta

Através dessa iniciativa o colégio pretende desenvolver a prática de vida saudável

A alimentação é um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento da criança. Comendo corretamente elas têm energia e disposição, melhoram a capacidade cognitiva e tem facilidade para o aprendizado, consequentemente obtêm avanço nos estudos e relacionamentos.

O colégio Unasp em Engenheiro Coelho, está realizando a semana de hábitos saudáveis para conscientizar pais e alunos da instituição sobre os benefícios do estilo de vida saudável. A realizadora do projeto, Tatiana Souza, explica quais foram as alterações na rotina escolar. “Primeiro nós mudamos todo o cronograma e a alimentação da nossa cantina. Depois mandamos algumas dicas para a casa dos alunos sobre o que comer e como comer. O objetivo é que família, escola e crianças tenham uma saúde melhor, e auxiliar os pais na prevenção de doenças,” esclarece.

Durante esta semana os professores irão trabalhar hábitos saudáveis em sala e realizar piqueniques especiais, mediante palestras de conscientização. Também incentivando os pais a incluírem pelo menos uma fruta no lanche dos filhos.

Para a nutricionista Michele Fernandes, a alimentação na fase da infância deve ganhar mais atenção, pois ela afeta no seu crescimento. “O alimento é o combustível do corpo, se você coloca o alimento correto, o corpo vai reagir de maneira correta. Crianças com dificuldades para concentração, por exemplo, e que comem muitos alimentos com gordura ou que demoram a fazer digestão, são ainda mais prejudicadas”, confirma.

Vida saudável

Os hábitos saudáveis vão além da alimentação. O cérebro é um órgão vital para o corpo. Formado por 75% de água, é importante tomar no mínimo oito copos de água por dia. Sem essa quantia mínima ele resseca e enfraquece. “Um cérebro desidratado, principalmente na fase infantil, causa muitos problemas como déficits de atenção e dificuldade para se concentrar, pois o organismo não funciona direito,” certificou a nutricionista.

O projeto desenvolvido pelo colégio tem o objetivo de continuar o trabalho de conscientização com alunos e pais durante todo o ano. A proposta é que os hábitos não durem apenas uma semana, mas torne-se uma prática fixa na vida das crianças.

Veja mais