Vida no Campus

Clube do Livro do UNASP volta a se reunir após pausa pela pandemia

Os encontros do Clube do Livro do UNASP, campus Engenheiro Coelho, voltaram nesse domingo (3), após longo tempo de paralisação. As reuniões foram suspensas desde o último ano devido ao surgimento do período pandêmico. O grupo se reúne para discutir literatura e compartilhar perspectivas e reflexões de acordo com o livro escolhido em conjunto. As […]

Texto: Ester Leite e Melissa Maciel| Edição: Theillyson Lima

Clube do Livro se reencontrou nesse domingo.
Encontros são momento de reflexão sobre leituras

Os encontros do Clube do Livro do UNASP, campus Engenheiro Coelho, voltaram nesse domingo (3), após longo tempo de paralisação. As reuniões foram suspensas desde o último ano devido ao surgimento do período pandêmico. O grupo se reúne para discutir literatura e compartilhar perspectivas e reflexões de acordo com o livro escolhido em conjunto.

As atividades do grupo estão sob a liderança do estudante do quarto ano de Direito, Rafael Cardoso. O propósito do projeto, é promover uma oportunidade para os alunos discutirem a leitura realizada e expandirem o entendimento através de interpretações de outros que compartilham deste hobbie.

Os encontros são quinzenais e divididos em duas partes. Primeiramente, há uma breve explanação biográfica do autor e do contexto em que o livro foi escrito e, em seguida, fala-se sobre a narrativa. As obras eleitas costumam ter o limite de aproximadamente cem páginas. 

De acordo com o líder do projeto, a ideia era ter voltado no início deste ano, mas houve muitos percalços, alguns participantes permaneceram em casa por conta da crise sanitárias, algumas desistências, entre outros.

Uma das integrantes do grupo, a estudante de Jornalismo Rayne Sá, afirma que se identifica muito com esse tipo de projeto e que estava com saudade de discutir com alguém sobre livros. “Acredito que a literatura é uma forma de aguçar o senso crítico, além de que ela me ajudou muito na infância, no quesito de desenvolvimento e expressão. É a melhor forma que eu consigo ver o mundo”, ressalta. 

Diante disso, o líder do projeto, expõe que “a literatura que mais me atrai é aquela que me instala melhor na realidade” e continua “quando você pensa na quantidade de vidas humanas possíveis e vê que não vai conseguir viver todas elas, porque sua vida é só uma, você se questiona como poderia ter conhecimento sobre outras existências e a leitura é uma maneira de fazer isso”, explica Rafael. Para o estudante de Direito, Pedro Vieira, “a literatura é uma forma de manter seu cérebro em exercício”.

Rafael Cardoso ainda ressalta a importância de estimular mais projetos de cunho intelectual no campus, para incentivar os alunos a serem pessoas mais ativas no aprendizado. “Geralmente as programações que promovem alguma reflexão são do perfil de palestra, mas o aluno participar ativamente é muito raro, então foi essa uma das principais motivações para a criação do clube de leitura”, conclui. 

Clube do Livro voltou após tempo de paralisação.
Clube do livro estava paralisado devido a pandemia

Veja mais