Celebração lembra 500 anos da Reforma Protestante em Engenheiro Coelho

Acontece no Unasp

Escrito por

Assessoria de Imprensa

Publicado em

31 out 2017

O marco histórico será lembrado com um concerto da Orquestra Sinfônica de Campinas e Coral do Unasp, interpretando composições de Mendelson

As motivações que fortaleceram os ideais de Martinho Lutero no dia 31 de outubro de 1517, na Alemanha, e que mudaram a história do cristianismo no mundo serão lembradas através de um concerto na cidade de Engenheiro Coelho. A celebração de 500 anos da Reforma Protestante vai apresentar o oratório “Elias” (Elijah, op. 70), de Felix Mendelssohn (1809-1847), interpretado pela Orquestra Sinfônica de Campinas e Coral da Faculdade de Música do Unasp.

Lutero foi o reformista que ficou conhecido mundialmente devido suas observações contra dogmas da igreja dominante do século XVI. A história relata que sua contestação contra a venda de indulgencias resultou na conhecida publicação das 95 teses que justificavam as razões e motivações de sua fé. O monge agostiniano foi protagonista de uma das maiores reformas que o cristianismo enfrentou desde seu surgimento.

O concerto especial de 500 anos da Reforma Protestante terá a regência do maestro Victor Hugo Toro e participação 145 vozes do Coral da Faculdade de Música do Unasp. O espetáculo ainda conta com a participação dos solistas, Carlos Eduardo Marcos (baixo),  Lidia Schäffer (mezzo soprano), Miguel Geraldi (tenor) e Elaine de Morais (soprano).

A apresentação do Coral do Unasp foi traduzida para o português e terá a regência do maestro Jetro Meira de Oliveira. “O oratório Elias é uma das obras mais ricas e belas de Felix Mendelssohn. Foi feito um trabalho para deixar esse conteúdo acessível para todos os apreciadores da boa música”, afirma. Jetro de Oliveira é doutor em artes musicais, regência e literatura musical pela Universidade de Lllinois dos Estados Unidos e coordena o coral da faculdade desde sua fundação.

Foram programadas três apresentações gratuitas do especial. As duas primeiras aconteceram na Igreja do Colégio Liceu Salesiano em Campinas e reuniu cerca de 2 mil espectadores. A última apresentação da série acontece no Unasp em Engenheiro Coelho, na terça-feira (31), às 20h com entrada gratuita.

Em Engenheiro Coelho, o concerto acontece na mesma data do protesto de Martinho Lutero na Alemanha. A apresentação será na igreja da Universidade, que tem capacidade para 3 mil pessoas.

Serviço

Concerto de 500 anos da Reforma Protestante

Local: Igreja do Unasp-EC – Vicinal Walter Boger, S\nº – Engenheiro Coelho –

Data: Dia 31 de outubro (Terça-feira) às 20h.

Entrada: Gratuita sem necessidade de ingresso