Acontece no UNASP

Cabine Amarela promove uma experiência diferente no Unasp campus Engenheiro Coelho

Durante três dias, o Unasp, campus Engenheiro Coelho, organizou mais uma ação em celebração ao Setembro Amarelo. Uma cabine amarela foi colocada em frente ao refeitório, tendo em vista a alta circulação dos alunos no local. Quando entravam, os estudantes eram expostos a uma experiência sensorial, por meio de vídeos sobre tristeza, medo, violência, alegria […]

Texto: Ana Clara Silveira | Edição: Sarah Dornelis

Durante três dias, o Unasp, campus Engenheiro Coelho, organizou mais uma ação em celebração ao Setembro Amarelo. Uma cabine amarela foi colocada em frente ao refeitório, tendo em vista a alta circulação dos alunos no local. Quando entravam, os estudantes eram expostos a uma experiência sensorial, por meio de vídeos sobre tristeza, medo, violência, alegria ou euforia. Após isso, eles eram questionados sobre as sensações provocadas após consumir tais conteúdos.

O diretor de arte do Unasp Engenheiro Coelho, Eduardo Garcia, teve a ideia do projeto e conta que o mês de setembro tem um “significado especial”. Ele acrescenta que o objetivo da cabine é mostrar a importância de “ter cuidado com tudo o que se consome”, pois isso “alimenta o consciente e subconsciente”.

A iniciativa busca promover reflexão dos alunos quanto ao que ouvem e veem. “Existe muita coisa boa e positiva na mídia que pode ajudar de alguma forma em momentos difíceis”, complementa Garcia.

Os alunos reagiram positivamente a iniciativa. O estudante de Engenharia Civil, Caio Godoi, avalia como “impactante e excelente”. Ele acredita que “ a conscientização é importante e deve andar lado a lado com o cuidado e a saúde mental, em especial com o apoio de psicólogos”.

A aluna de Arquitetura, Lidiane Coutinho, assistiu aos vídeos e comenta que “os primeiros trouxeram sentimentos negativos de indignação, raiva e tristeza. Mas os últimos, a “fizeram sentir uma motivação de ajudar as pessoas que estão ao redor, pois atos simples podem ser muito importantes na vida das pessoas”.

O idealizador Garcia, reforça que esse mês precisa ser diferente, de forma que estudantes e instituição se reúnam para desconstruir tabus, como o suicídio. “A ideia é mostrar pontos periféricos sobre o tema que gerem um diálogo entre os próprios alunos no cotidiano”, finaliza.

Durante toda ação, os membros da Agência Integrada de Comunicação, AICOM, ficaram disponíveis para convidar e dialogar com os participantes da experiência. Outras ações acontecerão nos próximos dias com a intenção de promover experiências novas e apoio aos alunos. “Arte É Vida” será o tema desta semana.

Apoio psicológico

A direção de desenvolvimento espiritual realiza semanalmente um projeto de autoconhecimento nos cultos dos residenciais com psicólogos e pastores. O diretor do departamento e pastor, Binho, afirma que “o bem-estar do aluno é uma das prioridades do internato”.

O Unasp-EC tem como foco a vida individual de cada aluno. A instituição se preocupa em cumprir todas as orientações da Organização Mundial da Saúde. As recomendações como o distanciamento social, o uso recorrente de álcool em gel e das máscaras são mantidas por todos dentro do campus.

Veja mais