Aulas online e EaD: qual a diferença?

Acontece no Unasp

Escrito por

Aira Annoroso

Publicado em

31 mar 2020

Crédito imagens

Arquivo Unasp

Exemplos de aula online ao vivo e aula gravada do EaD.

Levando em consideração o período turbulento que está sendo vivenciado no Brasil e em outros países ao redor do mundo, o oferecimento das aulas online para os alunos da Graduação e para a Pós-graduação foi uma medida tomada a fim de evitar a aglomeração e consequentemente a propagação do novo coronavírus. Todavia, essa nova forma de continuar tendo aulas para que não houvesse uma defasagem no aprendizado, gera muitas dúvidas, e a principal delas é qual a diferença entre as aulas online e o Ensino à Distância (EaD).

Principais diferenças entre o EaD e as aulas online

As aulas que os alunos da modalidade presencial estão vivenciando agora é uma experiência de aula síncrona, ou seja, ao vivo e com a participação do professor e dos estudantes. Eliane Cristina, docente e designer instrucional do Unasp EaD, explica que após essa aula síncrona, esse conteúdo também pode ser visto de maneira assíncrona, disponibilizado em uma plataforma específica para ser utilizado a qualquer momento, como um material de apoio. Em contrapartida, afirma que para os alunos da modalidade EaD, é um processo mais abrangente.

“A modalidade de EaD é mais ampla, porque proporciona ao aluno etapas de experiência, por exemplo, o Ambiente Virtual de Aprendizagem é a sala de aula desse aluno do EaD, onde já está disponível vídeos gravados com conteúdos programados, e-books, atividades, fóruns, desafios, questionários, possibilitando mais momentos de experiência”, reforça Eliane.

Para entender melhor essas diferenças e de maneira bem descontraída, assista ao vídeo do Unasp On:

Contribuição do EaD

Para que as aulas online dessem certo e os alunos da modalidade presencial não fossem prejudicados, o Unasp contou com a colaboração da equipe da modalidade EaD pela vasta experiência nesta nova forma de proporcionar ensino. “Nós do EaD fomos um apoio para o presencial em toda essa operação… pensamos de que jeito seriam essas salas virtuais que abriríamos para os alunos, oferecemos treinamento para os professores com objetivo de aprenderem como se portar em uma aula síncrona”, exemplifica Eliane, docente do Unasp EaD.

Professores da Graduação modalidade presencial treinamento com a equipe do EaD.
Professores da Graduação modalidade presencial em treinamento com a equipe do EaD.

O processo de aprendizagem continua

Segundo o Dr. Afonso Cardoso, Pró-reitor Acadêmico do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), a instituição não optou por EAD, mas por aula presencial online. “A modalidade EAD exige estrutura, recursos pedagógicos e encaminhamentos diferentes que o Unasp já dispõe. Mas para este momento de contingência da pandemia Covid-19, decidimos não oferecer aulas em EAD, mas presencial, tudo ao vivo, no mesmo horário das aulas presenciais”, explica.

Para o Pró-reitor, as aulas online oferecem diversas vantagens em relação ao EAD, e destaca as principais como: contato direto entre professor alunos, interação em tempo real, solução de dúvidas em grupo, e a participação de alunos que ajuda no crescimento acadêmico dos colegas de turma também.

Dr. Afonso Cardoso, Pró-reitor acadêmico do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp).

Cardoso garante que não haverá defasagem no aprendizado, haja vista que o maior investimento da instituição é para que isso não aconteça. “Nas aulas ao vivo remotamente, cresceu o número de participação dos alunos nas aulas. Todos os alunos da classe têm a vantagem dos conteúdos na sua frente, na tela, com a nitidez como se estivessem na primeira cadeira da sala, com isso o aproveitamento é total”, diz. “O aluno está mais descansado para assistir às aulas, pois não teve que enfrentar trânsito e perda de tempo, os professores estão sendo capacitados pedagogicamente para uma boa didática neste ambiente on-line ao vivo”, completa.

Além disso, o Pró-reitor que também é diretor geral do Unasp campus Hortolândia, conclui ressaltando que a frequência dos alunos está superior a 85%, e que muitas classes estão com 100% de presença, onde alunos e professores estão tendo boa experiência.