Cultura e Ciência

Atividade lúdica ensina alunos do Colégio Unasp sobre vida em família

Os alunos aprenderam na prática sobre sua vida desde a fase de recém-nascido Os alunos do segundo ano do ensino fundamental do Colégio Unasp em Engenheiro Coelho (SP), desenvolveram atividade que os ensinou a conhecer a história de suas famílias. Através do exercício denominado “me conhecendo desde o início”, as crianças tiveram que criar um […]

Texto: Jota Terres

Os alunos aprenderam na prática sobre sua vida desde a fase de recém-nascido

Os alunos do segundo ano do ensino fundamental do Colégio Unasp em Engenheiro Coelho (SP), desenvolveram atividade que os ensinou a conhecer a história de suas famílias. Através do exercício denominado “me conhecendo desde o início”, as crianças tiveram que criar um boneco de pano que representasse as características delas enquanto bebês. Os olhos, a cor do cabelo e até mesmo o peso foram reproduzidos na caracterização dos bonecos.

“Através deste ensino, nós esperamos que as crianças tenham a oportunidade de expandir de alguma forma o sentido e o propósito do que é a família. Eles recebem uma lista onde devem questionar seus familiares afim de saber as histórias de seus pais, avós e bisavós. Mas além disso, eles devem fazer um lavamento das características físicas de cada membro da família. Ao fim, depois de mapearmos todos os dados, mostramos para eles o quão valioso é esta diversidade e os motivamos conhecer como pessoa”, conta Elza Araújo Salvador, professora do segundo ano que já aplica esta atividade há quatro anos.

Cada aluno teve que reproduzir um boneco de pano com suas características, representando eles quando eram bebês.

Segundo a pesquisa “Atitudes pela Educação”, divulgada em novembro de 2014 pelo movimento Todos Pela Educação, mostrou que 19% dos pais de estudantes são considerados distantes do ambiente escolar e da própria relação com os filhos. No outro lado, 12% dos pais brasileiros sãos de fato comprometidos com o desempenho dos seus filhos na escola, comparecem às atividades escolares e têm relação próxima com crianças e jovens.

Nesse processo de aproximação dos pais com a escola, os gestores e professores têm um importante papel.  “Infelizmente o frenesi do dia a dia gera muitas vezes uma falta de comunicação entre pais e filhos. Mas para que qualquer criança cresça compreendendo seu valor e gerando o apreço pelos seus, é imprescindível aliar os ensinos da sala de aula e a educação familiar. O apoio dos pais na elaboração de atividades escolares cria um significado essencial para desenvolvimento da criança e do adolescente”, afirma Tatiane Palamini Souza, orientadora pedagógica do ensino fundamental um.

O alinhamento entre a escola e as famílias é um dos fatores fundamentais para garantir o sucesso do desenvolvimento dos estudantes em seu percurso educacional. Como parte integrante do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), o Colégio Unasp proporciona este alinhamento através de uma educação completa e integral, fundamentada numa filosofia que estimula o desenvolvimento físico, intelectual e espiritual do aluno através de múltiplas atividades.

Impacto Esperança

Neste sábado (25), os universitários do Unasp irão distribuir cerca de 50 mil exemplares do livro Esperança para a família: o caminho para um final feliz na cidade de Limeira (SP). Criado em 2007, o projeto Impacto Esperança é um programa que incentiva a leitura e provê a distribuição anual em massa de livros por parte dos adventistas do sétimo dia no território da América do Sul. Os participantes da entrega serão divididos em grupos e farão a distribuição de casa em casa e também em outras áreas da cidade.

Os conteúdos dos capítulos trazem alicerces familiares e instiga o leitor a um vislumbre positivo em tempos de desuniões. O livro foi escrito pelo casal Willie e Elaine Oliver. Ele é pastor e doutor em Sociologia da Família. Ela é especializada em Aconselhamento Familiar e Saúde Mental. Juntos, realizam palestras em todo o mundo, ajudando milhares de pessoas a reencontrar a alegria da vida em família. Além da versão física, a Igreja Adventista do Sétimo Dia já disponibilizou a versão digital, em áudio e a versão infantil. Todos os outros onze livros do Impacto Esperança podem ser baixados gratuitamente na página do projeto.

Veja mais