Não Classificado

Aspecto fundamental para carreira profissional é tema da Jornada Universitária

Tradicional do UNASP campus São Paulo, a Jornada Universitária é um evento anual que tem o objetivo de proporcionar aos universitários a oportunidade de adquirir conhecimento, experiência e referências complementares à formação profissional. No ano do Centenário do UNASP-SP, a Jornada Universitária, que faz parte do calendário de 100 eventos em comemoração aos 100 anos […]

Texto: Redação

Tradicional do UNASP campus São Paulo, a Jornada Universitária é um evento anual que tem o objetivo de proporcionar aos universitários a oportunidade de adquirir conhecimento, experiência e referências complementares à formação profissional. No ano do Centenário do UNASP-SP, a Jornada Universitária, que faz parte do calendário de 100 eventos em comemoração aos 100 anos do Centro Universitário, traz para seus estudantes o tema: “Comunicação sem Crise: Como vencer nossas desculpas?”.

Seja no ramo empresarial, seja nos ambientes hospitalar; acadêmico; escolar ou até mesmo na vida pessoal, a comunicação é um fator importante para o desenvolvimento de uma gestão profissional eficaz. Incentivar a formação de profissionais capazes de lidar com eventuais crises, superando seus próprios desafios e os desafios externos é o objetivo do UNASP-SP ao proporcionar aos seus universitários esse importante momento de aprendizado, através do compartilhamento de uma experiência profissional e de vida surpreendente.

O convidado para palestrar na Jornada Universitária é o jornalista, radialista, professor e palestrante, Marco Aurélio de Carvalho. Com vasta experiência para compartilhar, Marco tem uma história de superação e lições para compartilhar. Ele atende e orienta profissionais e executivos de grandes empresas como o Projac da Rede Globo.

Os estudantes do UNASP-SP receberão dele orientações de como cuidar da gestão de imagem pessoal, se portar em uma entrevista de emprego, superar e administrar crises pessoais e se destacar no mercado profissional.

Confira a descrição mais completa de seu currículo:

Marco Aurélio de Carvalho: do Complexo do Alemão ao reconhecimento internacional, na BBC e na Deutsche Welle.

Radialista, professor, palestrante e jornalista, Marco Aurélio de Carvalho – no rádio, Marco Aurélio Carvalho – tem 53 anos de idade. É apresentador da Rádio MEC AM, comentarista esportivo da TV Brasil e colaborador da Rádio Nacional (três emissoras da EBC – Empresa Brasil de Comunicação). É coordenador executivo e coordenador pedagógico da ong UNIRR – União e Inclusão em Redes e Rádio.

Marco Aurélio nasceu na comunidade da Fazendinha, bairro de Inhaúma, no Complexo do Alemão, Rio de Janeiro-RJ. É deficiente visual. Nasceu com catarata congênita e glaucoma. Desde os primeiros anos de vida, tem 10% de visão no olho esquerdo e é cego do olho direito.

A precariedade do cenário econômico em que viveu até os 27 anos de idade e a deficiência visual não impediram Marco Aurélio de lutar por seus sonhos. Já alcançou a maioria deles.

Foi gestor e apresentador de rádios como a Globo São Paulo e Rede (gerência executiva de 2007 a 2012), Globo Rio (gerência de 2003 a 2007) e Rede CBN (apresentador e coordenador nacional de esportes).

Marco Aurélio Carvalho tem 25 anos de experiência como palestrante e professor. Ministrou palestras, cursos e oficinas de estratégias de programação em rádio, gestão de comunicação em situações de crise, produção, reportagem, locução, comunicação inclusiva e outros temas em eventos realizados em todas as regiões do Brasil (média de uma vez a cada dois meses, desde 1990) e, em 18 outros países (média de um evento no exterior, em cada ano desde 1991).
Também faz Média Training, em grandes veículos de comunicação e para executivos de grandes empresas, como no Projac, da Rede Globo. Foi o professor, em Londres, do curso de aperfeiçoamento dos funcionários brasileiros da Rádio BBC, de 15 a 26 de julho de 2004, no qual deu aula de produção, interpretação de texto, construção de texto ao vivo (improviso) e reportagem.

Atuou, em Bonn e Berlin, Alemanha, como professor do curso de preparação para a cobertura da Copa do Mundo 2006, voltado para jornalistas de rádio dos países de língua portuguesa. O curso foi promovido pela Deutsche Welle Akademie, de 23 de outubro a 4 de novembro de 2005, com participação de jornalistas esportivos de emissoras do Brasil, Cabo Verde, Angola, Guiné Bissau, Moçambique, São Thomé e Príncipe e Timor Leste.

De 13 a 20 de março de 2006, Marco Aurélio Carvalho foi um dos professores do curso de aperfeiçoamento dos comunicadores das Rádios Comunitárias da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Realizado na cidade de Bissau, capital da Guiné-Bissau. O evento contou com participantes dos oito países da CPLP.
Em 2003, Marco foi reconhecido pela ANDI – Agência de Notícias dos Direitos da Infância – e pelo Unicef como ‘Jornalista Amigo da Criança’, por sua atuação como professor nos eventos de formação de jornalistas do Nordeste para a abordagem e cobertura dos temas dos direitos na infância e na adolescência.
Marco foi representante, no Brasil – de 1995 a 1999 – e vice-presidente para a América Latina e Caribe – de 2000 a 2002 – da AMARC, Associação Mundial de Rádios pela Cidadania e Comunitárias.

Atuou também como coordenador da equipe de rádio do IBASE – Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas, de 1990 a 1994. Após deixar o IBASE, fundou e participou da coordenação da ong CRIAR BRASIL, de 1994 a 2002, da qual é hoje conselheiro vice-presidente.
É professor de ‘produção e organização em rádio’ no curso de rádio e TV da FAAP (de 2011 até hoje). Foi professor das faculdades Pinheiro Guimarães e Unicarioca (de 2000 a 2002), responsável pelas disciplinas redação para rádio, produção radiofônica, história do rádio, linguagem e programação radiofônica e teoria da comunicação. Na mesma época, atuou como correspondente no Brasil da Radio Red – Noticiário Monitor – rede radiofônica de notícias sediada na cidade do México.

No rádio comercial, foi gerente executivo da Rádio Globo São Paulo e Rede e apresentador do programa Quintal da Globo, de julho de 2007 a maio de 2012. Com 33 anos de experiência em rádios comerciais, trabalhou também nas emissoras Roquette Pinto (1981, como redator estagiário da UFRJ e plantonista esportivo), Mauá (1982, como plantonista esportivo), Tamoio (1983, plantonista esportivo), Tupi (de 1984 a 1996, como repórter esportivo e apresentador), Rede CBN (1996 a 2002, como âncora e – de 2000 a 2002 – como Coordenador Nacional de Esportes, cuidando da implantação e coordenação das transmissões de futebol da Rede CBN) e Rádio Globo Rio de Janeiro (2002 a junho de 2007), como gerente de programação e apresentador do programa Quintal da Globo.

Jornada Universitária:

A Jornada Universitária acontece no dia 14 de junho de 2015 às 10h no templo do UNASP-SP. As inscrições custam apenas 10,00 e são feitas na pastoral Universitária e no Proad. Mais informações você encontra no telefone (11) 2128 6150.

O evento terá a participação do cantor Vagner Dida da Gravadora Novo Tempo e sorteio de um iPad Mini para os estudantes inscritos.

Veja mais