Não Classificado

Artista plástico renomado leciona oficina para alunos de Arquitetura e Urbanismo

O curso de Arquitetura e Urbanismo do Unasp-EC realizou neste domingo, 16, uma oficina de artes plásticas intitulada “Colorindo com Romero Britto”. O programa contou com a presença do artista plástico Marcelo Abuchalla, que está entre os 100 melhores do m

Texto: Redação

O curso de Arquitetura e Urbanismo do Unasp-EC realizou neste domingo, 16, uma oficina de artes plásticas intitulada “Colorindo com Romero Britto”. O programa contou com a presença do artista plástico Marcelo Abuchalla, que está entre os 100 melhores do mundo. Ele é natural de Poços de Caldas, Minas Gerais, onde possui uma galeria de arte. Regularmente, Abuchalla apresenta suas obras em eventos e exposições no Brasil e exterior.

Para Valquiria Sales, coordenadora do curso, a oficina tem por objetivo fazer uma releitura de Romero Britto, pintor e artista brasileiro contemporâneo com grande influência internacional. “A ideia é mostrar para os alunos um pouco mais o trabalho de Romero Britto e do próprio Abuchalla e o que, no ponto de vista deles, é a arte e como eles vivem dela”, explica.

Durante a oficina os alunos tiveram oportunidade de conhecer o trabalho de Abuchalla aplicando técnicas de Romero Britto, como por exemplo, a forte presença de cores e o Pop Art, o movimento das artes plásticas que usava figuras e ícones populares como temas de suas pinturas. Segundo o artista plástico, os alunos não devem se limitar a padrões quando se fala de arte.  “Temos que nos libertar, usar ao máximo a criatividade que possuímos. Quero mostrar para eles que fazer arte é sair da caixinha”, afirma.

Jéssica Polito, professora de estética, comenta como surgiu a ideia de trazer Abuchalla para a oficina. “Durante os quatro anos de faculdade estagiei com ele em Poços de Caldas e como conheço bem seu trabalho, achei que seria proveitoso para os alunos absorverem um pouco da sua experiência e técnica”, conta.

Os estudantes reproduziram as ilustrações do artista e puderam interagir e tirar dúvidas com ele. Albany Cristina, aluna do 2º ano, fala da experiência de participar do evento. “Foi incrível. É gratificante estar em um curso que te possibilita ter contato com profissionais renomados e te oferece a oportunidade de expandir suas ideias e criatividade”, avalia.

A oficina também contou com a participação de estudantes de outros cursos do campus. Segundo a coordenadora, a iniciativa de abrir oportunidade aos demais alunos é para incentivar e divulgar os conhecimentos do universo da arquitetura.

 

Veja mais fotos no flickr do Unasp-EC.

Veja mais