Impacto Social

Alunos do UNASP realizam doação de sangue

O projeto +Vida tem como objetivo principal motivar os alunos do campus, colaboradores e comunidade a realizarem doações de sangue periodicamente no Hospital do Campo Limpo

Texto: Thaís Fowler

No último sábado (19), Dia Mundial do Jovem Adventista, os alunos da disciplina de Cosmovisão doaram sangue no Hospital do Campo Limpo. Cerca de 15 jovens participaram da ação realizada pelo WeCare, programa de voluntariado do UNASP campus São Paulo.

A participação dos estudantes deu início ao projeto +Vida, que prevê ajudar sistematicamente o banco de sangue do hospital do Campo Limpo, localizado próximo ao campus. Segundo Daniel Lemos, coordenador do Centro de Voluntariado e Missão Berndt Wolter, essa prática tem feito a diferença na vida dos jovens. “Muitos que teriam medo de doar sangue acabam encontrando uma oportunidade de irem com os amigos e se sentem mais motivados a participarem”, conta.

Maiele Amorim de Jesus Santos, aluna do curso de Direito teve sua primeira experiência como doadora no UNASP. “Cheguei no UNASP em 2019 e logo gostei muito dos projetos, principalmente das doações de sangue. Doei pela primeira vez naquele mesmo ano e foi uma experiência muito incrível. Participei da doação sábado e quero ainda neste semestre fazer mais uma doação, porque a sensação é maravilhosa. Saber que você pode salvar vidas com um pequeno gesto é sem dúvidas indescritível”, relata.

A ação também foi realizada em conjunto com a disciplina de Cosmovisão, ministrada pelo professor Luís Gomes que incentiva os alunos a fazerem uma atividade de voluntariado.

Centro de Voluntariado

O WeCare é um programa do Centro de Voluntariado e Missão Berndt Wolter. Ele acontece durante o semestre letivo, diferente das missões que acontecem apenas nas férias. Permitindo, assim, a participação de mais alunos, colaboradores e comunidade. Além disso, os projetos não são apenas aplicados para alunos do ensino superior, mas também para a educação básica. “Nosso propósito é realizar ações locais em torno do campus, visando transformação e preparando jovens para serem voluntários em lugares distantes, como nas missões transculturais”, afirma Daniel Lemos. 

Requisitos para doar

Para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg, estar descansado e bem alimentado. Para menores de 18 anos é preciso ter o consentimento dos responsáveis e, entre 60 a 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos. 

Lembrando que é imprescindível levar documento com foto. A frequência máxima é de quatro doações anuais para homem e três doações anuais para mulher. O intervalo mínimo deve ser de dois meses homem e três para mulher. 

Veja mais