Não Classificado

Alunos do Unasp-EC contam com orientação nutricional no campus

Nesse domingo, 31, é comemorado o Dia do Nutricionista, data da criação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), no ano de 1949.

Texto: Redação

Nesse domingo, 31, é comemorado o Dia do Nutricionista, data da criação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), no ano de 1949. Esse é o profissional que estuda as necessidades nutricionais de indivíduos ou grupos para a promoção, manutenção e recuperação da saúde.

O nutricionista é capacitado para atuar visando à segurança alimentar e a atenção à dietas diferenciadas em hospitais, escolas, restaurantes, academias entre outros. Trabalha na área da  nutrição humana e alimentação, interpretando e compreendendo fatores biológicos, sociais, culturais e políticos para criar soluções que garantam uma melhor qualidade de vida para as pessoas em todos os ciclos.

O Unasp-EC conta com duas nutricionistas, que trabalham no Restaurante Unasp. “Cabe ao nutricionista cuidar da segurança alimentar e também elaborar cardápios que levem em consideração a boa combinação dos alimentos, se preocupando além dos aspectos nutricionais mas também, apresentação dos alimentos, coloração, textura entre outras combinações que podem despertar no aluno um desejo maior de ingeri-los”, explica Michelle Fernandes, nutricionista do Restaurante Unasp.

Além de o equilíbrio nutricional para as refeições, as nutricionistas fazem consultas particulares para alunos que praticam atividade física ou que precisa de uma orientação alimentar. “Por sermos uma instituição de ensino, a alimentação também faz parte da formação do aluno”, destaca Michelle.

Quando fala sobre a profissão, a nutricionista conta que a melhor parte da profissão é quando percebe a importância que a alimentação tem na vida das pessoas e como ela está relacionada aos fatores emocionais e sociais. “Uma boa orientação é muito importante e, realmente, não existe uma fórmula para emagrecer ou para se manter saudável, mas cada pessoa é única e deve ser tratada como única. Assim, percebo que nenhum shake ou pílula poderão fazer o meu trabalho”, brinca Michelle.

Veja mais