Impacto Social

Alunos do UNASP correm na São Silvestre e pregam sobre a volta de Jesus

Estudantes distribuíram livros antes, durante e após a corrida São Silvestre para levar as boas-novas do evangelho

Texto: Ana Clara Silveira

A corrida internacional de São Silvestre recebe milhares de atletas em São Paulo para o desafio de correr 15 km no dia 31 de dezembro. Alguns alunos do UNASP decidiram utilizar esse evento tradicional para pregar sobre a volta de Jesus, por meio de camisetas personalizadas e distribuição de literatura.  

O estudante João Pessoa cursa Teologia e Pedagogia no UNASP campus Engenheiro Coelho. Ele mantém uma rotina diária de exercícios e percebeu que poderia unir essa prática com a oportunidade de falar sobre Jesus. “Fomos para a prova com a seguinte frase em nossas camisetas: ‘Jesus is coming back’, que em português se traduz ‘Jesus está voltando’”, conta. Ele também explica que seus amigos, Thiago Bezerra e Eduardo Reymond, compartilhavam o mesmo objetivo “de plantar uma semente da verdade na mente daqueles que correm ao lado deles”.

O apreço pela corrida e pregação do evangelho é o principal elo entre eles. Assim como João, Reymond também estuda Teologia. Ele entende que as pessoas se conectam melhor a Deus quando têm hábitos saudáveis pelo vigor e disposição física, além da mente ficar mais aberta. “A reforma de saúde é o braço direito do evangelismo”, pontua.

Cleberton já ajudou milhares de famílias por meio da corrida.

Encontros na São Silvestre

Muitos corredores questionaram o motivo da camisa e esse foi o momento para testemunhar. João se emociona quando pensa nas diferentes origens e lindas histórias de superação que encontrou ali. “Vejo essa experiência como uma oportunidade incrível que Deus nos concedeu de pregar o evangelho eterno e ao mesmo tempo realizar um sonho”, celebra.

Ele relembra o relato de Cleberton Souza, que corre para arrecadar fundos e alimentos para famílias carentes. Esse atleta já atingiu a marca de 1000 km apenas para ajudar outras pessoas. Em uma dessas experiências, Cleberton pensava em um personagem bíblico a cada dia para se sentir fortalecido. João acrescenta: “Isso o motivou a escrever um livro sobre os 5000 km que correu em 55 dias, incentivando as pessoas a terem uma melhor comunhão com Deus”. Ao final, eles descobriram que Cleberton era formado em Teologia.

UNASP RUN

Os alunos que participaram da São Silvestre também fazem parte do grupo UNASP RUN, fundado e liderado pelo aluno Thiago Bezerra, que também estuda Teologia. O UNASP deu apoio para a ida dos alunos a São Silvestre, além de outras organizações como CPB e Superbom com literaturas e alimentação dos atletas.

Além do viés da prática esportiva, o grupo de corredores também funciona como um Pequeno Grupo e Escola Sabatina. Os estudantes que participam podem trocar experiências sobre o aprendizado da palavra de Deus. A expectativa é que o primeiro batismo de um dos membros desse ministério aconteça em fevereiro.

Os estudantes pretendem utilizar a mensagem da saúde em suas profissões.
A participação dos alunos incentiva outros a adotarem um estilo de vida saudável.

Veja mais