Alunos da Licenciatura em História realizam mostra de projetos integradores

Cultura e Ciência

Escrito por

Jota Terres

Publicado em

06 dez 2018

Crédito imagens

Arquivo

 

Os projetos integradores fazem parte do plano de ensino da faculdade de História

O curso de Licenciatura em História do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, promove a apresentação dos Projetos Integradores de História nos dias 10 e 11. Os conteúdos desenvolvidos pelos estudantes neste semestre, abordam alguns dos temas mais relevantes da história nacional e mundial. Do pensamento e arquitetura do Egito antigo até os conflitos entre ianomâmis e garimpeiros na década de 1980, os grupos terão vinte minutos para fazer suas considerações sobre o tema e depois, serem avaliados pelos professores da faculdade.

“Eu posso adiantar que os alunos produziram excelentes textos e projetos e alguns virão a se tornar temas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Sem sombra de dúvida, este modelo que integra as matérias, contribui em muito para o crescimento acadêmico deles” afirma o coordenador do curso, Elder Hosokawa. Além de atuar na docência, o profissional de história pode realizar ações educativas e de pesquisa.

“Implantamos o PI em 2011 e o curso de Licenciatura ficou com cara de Bacharelado ao fomentar pesquisa já no primeiro ano do curso”, afirma. Alguns chegam ao final do curso com mais de cinco artigos, e muitos trabalhos são submetidos ao Encontro Anual de Iniciação Científica (Enaic).

O diferencial deste ano é que os alunos formandos irão participar nas bancas, tornando a experiência ainda mais interessante. O início das programações está marcado para 19h30 no Auditório do Residencial Masculino no Unasp-EC. A entrada é aberta ao público.

Lista de apresentações:

Segunda-feira – 10 de dezembro

1º Grupo (19h30-20h00) – Tema: Pensamento e Arquitetura do Egito Antigo

2º Grupo (20h00-20h30) – Tema: As mudanças educacionais ocorridas no período ditatorial (1964-1978)

3º Grupo (20h30-21h00) – Tema: A construção da infância: do Medievo à Modernidade (Séc. XVI-XVIII)

4º Grupo (21h00-21h30) – Tema: A Sociedade Cavaleiresca e sua contribuição
para a consolidação dos Estados Nacionais

5º Grupo (21h30- 22h00) – Tema: A Inserção da mulher no mercado de trabalho brasileiro no Século XX até os anos 60

6º Grupo (22h00- 22h30) – Tema: A Escola de Analles no ensino de história: De 1964 ao Brasil redemocratizado

Terça-feira – 11 de dezembro

1º Grupo (19h30-20h00) – Tema: A representação das bruxas e sua influência na conjuntura medieval (XII-XIV): uma análise contemporânea segundo Annales

2º Grupo (20h00-20h30) – Tema: Colonização indígena: educação jesuítica e aculturação indígena

3º Grupo (20h30-21h00) – Tema: A vida dos escravos após a abolição da escravidão no Rio de Janeiro de 1850-1910

4º Grupo (21h00-21h30) – Tema: Resistência negra feminina no brasil oitocentista: propostas de intervenção na sala de aula

5º Grupo (21h30- 22h00) – Tema: Os conflitos entre ianomâmis e garimpeiros na década de 1980

6º Grupo (22h00- 22h30) – Tema: Ditadura Militar: movimento e reforma estudantil