Não Classificado

Aluno do Unasp participa do concurso Hackathon Mobile e ganha terceira colocação

Aconteceu em São Paulo, entre os dias 20 e 22 de fevereiro, mais uma edição do Hackathon Mobile do concurso da Globalcode Treinamentos.

Texto: Redação

Aconteceu em São Paulo, entre os dias 20 e 22 de fevereiro, mais uma edição do Hackathon Mobile do concurso da Globalcode Treinamentos. A empresa, que é consolidada no mercado de sistemas para internet, organizou o evento através de uma parceria com a IBM. Os participantes montaram equipes e tiveram três dias para desenvolver um aplicativo de smartphone que fosse útil para a Copa do Mundo.

Vários estudantes de diversas faculdades da área de ciências da computação participaram do concurso. Entre eles estava Ícaro Costa da Motta, aluno do segundo ano de Sistemas para Internet do Unasp-EC. O estudante fez parte da equipe que ficou como 3ª colocada. O grupo que ficou em primeiro lugar ganhou uma viagem para Las Vegas para conhecer um dos maiores eventos de mobile e tecnologia produzido pela IBM.

“O mais importante nesse evento, no entanto, foi o aprendizado. Com certeza, participar de um concurso como esse me motiva muito”, afirma Motta. O estudante também disse que teve contado com representantes da Apple e da Startupfarm, grandes empresas da área de tecnologia da informação. “O melhor prêmio foi a ampliação da minha rede de contatos. O representante da Apple gostou da ideia e a Startupfarm entrou em contato com meu grupo e se interessou pelo projeto”, conta.

O aplicativo criado pelo grupo de Motta se chama Penaut. A ideia é que os usuários conheçam mais dos estádios da Copa e que fiquem informados de todos os eventos que serão realizados neles, além dos jogos. “A ideia do programa é que as pessoas que irão frequentar o estádio possam também conhecer quais restaurantes, shoppings e hotéis que existem próximo deles”, informa o estudante. O novo aplicativo também seria útil para juntar pessoas que tenham interesse de frequentar os lugares em comum. “Se uma pessoa vai ao restaurante próximo ao estádio, o aplicativo mostra quem também vai para aquele local”, acrescenta. Seria um serviço semelhante ao dos sites de compras coletivas como Groupon e Peixe Urbano. 

Os concorrentes se apresentaram para uma banca avaliadora composta por profissionais da IBM e especialistas do mercado. Os participantes do Hackathon Mobile também participaram de minicurso e receberam diversos conteúdos voltados à programação e a criatividade no desenvolvimento de aplicações mobile.

Veja mais