Cultura e Ciência

Representantes do Unasp participam de escavação arqueológica na Jordânia

As escavações fazem parte de parceria entre a Pós-graduação em História e Arqueologia do Antigo Oriente do Unasp e a Andrews University (EUA)  Representantes do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, participam de uma escavação arqueológica na Jordânia. A professora-doutora Christie Chadwick, a pós-graduanda Ana Caroline e o estudante de Teologia […]

Texto: Raiane Lívia

As escavações fazem parte de parceria entre a Pós-graduação em História e Arqueologia do Antigo Oriente do Unasp e a Andrews University (EUA)

Alunos do Unasp participam de escavação em Kirbeth Safra, Jordânia.

 Representantes do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, participam de uma escavação arqueológica na Jordânia. A professora-doutora Christie Chadwick, a pós-graduanda Ana Caroline e o estudante de Teologia Guilherme Manhães estão representando o Unasp na atividade realizada no Sítio Arqueológico em Kirbet Safra. A prática é uma parceria entre o Unasp e a Andrews University (EUA).

As aulas práticas fazem parte do curso de pós-graduação do Centro Universitário em História e Arqueologia do Antigo Oriente iniciadas este ano. A participação nas escavações têm a duração máxima de seis semanas e mínima de duas.  “Nós iniciamos a parceria com planos de dar continuidade enquanto durar a escavação de Khirbet Safra, ou até além dela. Desde que tenhamos um arqueólogo representando o Unasp. Também seremos incluídos no planejamento e produção de publicações”, explica a coordenadora da pós-graduação Christie Chadwick.

As escavações na Jordânia fazem parte das aulas da pós, como opção de treino prático para os alunos que quiserem e puderem participar. Outros estudantes universitários também podem fazer parte dessa prática. “Aceitamos voluntários de todas as áreas que queiram ter uma experiência incrível escavando na Jordânia. Alunos de qualquer graduação, profissionais de qualquer área, todos são bem-vindos na nossa escavação”, completa a coordenadora.

Aula prática

Atividades práticas fazem parte de aulas da pós-graduação em História e Arqueologia do Antigo Oriente oferecida pelo Unasp.

O estudante de Teologia Guilherme Manhães, aceitou o desafio de participar da escavação. Para ele, os momentos vividos o ajudaram a enriquecer seu conhecimento sobre o que ele já estuda em sala de aula. “Estou tendo a oportunidade de aprimorar meu inglês; conviver com diretores da escavação e professores PHDs referências na área de arqueologia bíblica não só dos Estados Unidos, como no mundo. Então, poder ter esse contato, conhecer essas pessoas e ver eles em ação no campo de trabalho é algo que acrescenta muito para quem quer seguir essa carreira da arqueologia. Além de poder ver de perto o processo que confirma através da arqueologia a veracidade da Bíblia”, relata Guilherme.

As escavações em Kirbet Safra terão continuidade no próximo ano com datas previstas para os dias 24 de maio a 1 de julho. Os interessados podem entrar em contato com a coordenação da pós-graduação pelo telefone (19) 3858-9006 ou através do email ec.posgraduacao@unasp.edu.br.

Veja mais