Profissão e Mercado

Sustentabilidade marca Semana de Arquitetura no campus Engenheiro Coelho

Foram desenvolvidos protótipos de cadeiras de rodas para ampliar a reflexão social dos universitários A “Arquitetura em todas as camadas” foi o tema escolhido para a Semana de Arquitetura 2018 do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho. Além das tradicionais palestras, os universitários irão participar de oficinas, acompanhar filmes e desenvolver […]

Texto: Ana Carolina

Representante da empresa de paisagismo “Bela Paisagem” da cidade de Campinas

Foram desenvolvidos protótipos de cadeiras de rodas para ampliar a reflexão social dos universitários

A “Arquitetura em todas as camadas” foi o tema escolhido para a Semana de Arquitetura 2018 do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho. Além das tradicionais palestras, os universitários irão participar de oficinas, acompanhar filmes e desenvolver projetos sustentáveis. Uma programação extensa que envolve alunos de todos os semestres.

Com a sustentabilidade em alta, os futuros arquitetos foram motivados a trabalhar as questões socais da arquitetura. Uma das organizadoras da semana especial é a docente Bárbara Guazzelli, que explica a relevância do trabalhar o visual e o social na arquitetura. “Geralmente as pessoas pensam que arquitetura é só decoração, mas ela também tem o poder de mudar a realidade à nossa volta. Então, estamos trazendo para os nossos alunos esse ponto de vista”, comenta.

Entre os convidados estão o geógrafo, José Kolya, e o biólogo, Gustavo Lima. Em um bate-papo especial, os profissionais da aera do paisagismo apresentaram técnicas usadas para construir telhado verde, contribuindo assim para a sustentabilidade das edificações e benefícios para o meio ambiente.

Entre as oficinas, destaque para a de designer de adaptação para cadeiras de rodas. A acessibilidade foi compreendida na prática durante o desenvolvimento de um molde de cadeira de rodas. A proposta chamou a atenção dos alunos, como revela a universitária de arquitetura do Unasp, Michele Unglaub. “Eu gostei muito dos temas sugeridos desta semana, porque eles nos proporcionam uma reflexão maior sobre o pensar nas outras pessoas, pensar na comunidade e no ambiente em que a gente vive”, relata.

Último Dia
A programação da Semana de Arquitetura 2018 termina nesta quinta-feira com diversas atrações especiais, confira as atrações e participe.

7:30h – Documentário – É o que eu penso e é o que eu vejo

Sinopse: Histórias e depoimentos de moradores, lideranças comunitárias e técnicos comprometidos com as lutas por direito à cidade e à moradia em três localidades: São José dos Campos, Diadema e Santos. A diversidade de situações urbanas e de precariedades habitacionais engendra na atualidade diferentes campos para a atuação de arquitetos e urbanistas, engenheiros, técnicos sociais, advogados: produção de habitações em autogestão, melhorias habitacionais em assentamentos precários, resistência e defesa de direitos.

9:15h – Oficina – Confecção de óculos 3D

9:15h – Feira – Feira de trocas e Silk em camisetas

19:30h – Palestra – ONG Maranatha

O Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, está localizado na vicinal Walter Boger, S/Nº, Lagoa Bonita, em Engenheiro Coelho (SP).

Arquitetura no Unasp

Domínio artístico, criatividade, consciência socioambiental e técnicas aprimoradas, são elementos que tornam possível a projeção e organização dos espaços internos e externos. O curso de Arquitetura e Urbanismo do Unasp proporciona o desenvolvimento dessas técnicas, capacidade estética e visão da funcionalidade para elaborar grandes projetos arquitetônicos.

A estrutura do curso conta com ateliês para a prática de desenhos e projetos, laboratórios práticos e um Núcleo de Tecnologia de Engenharia e Arquitetura. Além disso, os alunos têm a oportunidade de participar e criar projetos reais com a Vértice Arquitetura e Urbanismo, escritório modelo. O curso também adota projetos de responsabilidade social para o crescimento e aperfeiçoamento dos alunos.

Conheça mais sobre o curso de Arquitetura do Unasp ligando para o telefone: (19) 3858-9000 ou faça já sua inscrição no processo seletivo de inverno através do site www.unasp.br.

Veja mais