Blog do Unasp

Não tem idade certa para estudar, veja como retornar aos estudos

É sempre tempo para recomeçar. Se você é adulto e decidiu agora voltar aos estudos, se atente a essas dicas.

A princípio existem algumas boas razões para voltar a estudar, mesmo depois de certa idade. Por exemplo, você pode ter deixado os estudos, por alguma razão, e agora deseja terminar uma graduação. Talvez você teve que começar a trabalhar cedo ou simplesmente não teve a oportunidade de estudar. E ainda, você até se formou em uma graduação, no entanto, agora sente a necessidade de reinventar-se.

Seja qual for o seu caso. Se hoje você deseja voltar aos estudos, essa com toda certeza é uma boa notícia. 

Cada vez mais pessoas estão percebendo que não é tarde para voltar para sala de aula e realizarem seus sonhos. Experimentar algo novo é incrível, e ver pessoas acima dos quarenta anos em salas de aula já não é algo raro.

Então, se você está passando por esse momento de decisão, temos umas dicas muito legais para te dar. Confira!

Conte com o apoio da família

Não é todo dia que decidimos voltar a estudar e ter o apoio da família e amigos durante esse processo, é fundamental

Algumas pessoas vão achar que é besteira ou desnecessário voltar aos estudos depois de adulto. Mas se você tem certeza do que quer, e é importante deixá-los bem claros para que todos entendam e o apoiem.

Se, mesmo assim, você não receber apoio, não se frustre. Os professores e a sala de aula te darão o apoio necessário. Além disso, você pode ser também o seu maior motivador. Mantenha pensamentos positivos e a vontade de aprender acima das dificuldades.

Evite comparações

Embora seja comum, precisamos evitar comparações com as outras pessoas. Você vai se sentir tentado várias vezes durante os seus estudos a fazer comparações. Entre você e seus colegas, por exemplo, que são mais novos, mais dispostos e possuem mais tempo livre.

Por mais que isso seja imprevisível e até mesmo incontrolável, é preciso ter foco. Quando bater aquele vontade de se comparar pare por alguns minutos, respire fundo e pense em você somente em você.

Muitas vezes nos comparamos aos outros porque não acreditamos no nosso potencial, não valorizamos a nossa história e conquistas.

É importante recordar que cada um tem a sua jornada, e comparar a jornada de outra pessoa com a sua não tem propósito. Fazer comparações pode te deixar mal e desmotivado a continuar.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Queira aprender

Voltar a estudar não é brincadeira. Não dá para fazer só por fazer. É necessário querer aprender, de verdade. Muitos subestimam a importância da motivação, mas estar animado para aprender é fundamental para manter o pique em sala de aula.

O conhecimento pode nos levar a outros lugares e o quão importante para profissão será aprender essas novas descobertas. Além disso, lembre-se de seus objetivos e sonhos para se manter motivado.

Esteja comprometido com a nova tarefa

Estudar não é fácil, ainda mais quando temos família, emprego e outras responsabilidades. Por isso, comprometimento é essencial para voltar aos estudos, porque você não vai aprender tudo o que precisa só comparecendo às aulas.

Você precisará ter empenho para pesquisas, trabalhos, apresentações, leituras e algumas vezes, atividades extra curriculares.

Ou seja, organização, planejamento e comprometimento devem trabalhar juntos se você quer ser sair bem nos estudos.

Faça EAD

A modalidade de educação a distância ajuda muito para quem deseja voltar para sala de aula e não consegue. Sabe por quê? Porque você pode estudar onde e quando quiser através do ambiente virtual.

Essa é uma forma inovadora de não ficar longe da família, nem de enfrentar trânsito ou sala de aula. Você pode estudar em casa, aos finais de semana, por exemplo e sem anular seus compromissos diários.

O Unasp, oferece muitas opções de cursos e graduações a distância. Com profissionais qualificados, estrutura adequado e diversos polos pelo Brasil, agora ficou muito mais fácil estudar. Saiba mais sobre essa experiência e mergulhe nos estudos.

E aí, você vai encarar o desafio de voltar aos estudos? Conta pra gente aí nos comentários.

Até a próxima!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!