Blog do UNASP

Teologia: veja o que você vai estudar durante a graduação

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Você está pensando em fazer o curso de Teologia?  Antes de optar de vez pela graduação descubra quais são as principais disciplinas, competências e áreas desenvolvidas ao longo da faculdade. 

Muito mais do que estudar religião, os teólogos têm uma visão ampla das questões mais intrigantes do ser humano. Por isso, a graduação em Teologia busca formar profissionais preparados para lidar com a realidade da profissão em diversos âmbitos. Não apenas na forma eclesiástica, mas também antropológica e filosófica.

E se você chegou até aqui é porque muito provavelmente a graduação em Teologia chama sua atenção, certo? Em vista que esse é um momento de escolha, quanto mais informações tiver sobre o curso melhor, preparamos esse post para você conhecer mais sobre o curso de Teologia e tirar todas as suas dúvidas.

Uma dica importante: antes de escolher a sua graduação, dê uma olhada nas matrizes curriculares que as faculdades oferecem. 

Nas matrizes curriculares que as faculdades oferecem, você encontrará informações sobre os objetivos do curso, competências e áreas a serem desenvolvidas. Além disso, elas darão uma boa pista para descobrir se esse curso combina mesmo com o seu perfil e aspirações pessoais.

Nesse post falaremos especificamente sobre o curso de Teologia oferecido aqui no Unasp. Mas não se preocupe, de forma geral em qualquer faculdade, os cursos são bem parecidos.

Sobre o curso

No Unasp, o bacharelando em Teologia é motivado a conhecer profundamente as Escrituras Sagradas, como também é desafiado a ter um compromisso maior e mais sólido com Aquele que é o sujeito do conteúdo revelado – Deus. O campo de atuação do egresso em Teologia estende-se para além da habilitação fundamental para o ministério evangélico. O aluno é capacitado para atuar também em capelania ou ensino religioso.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Está gostando do conteúdo?” subtitle=”Então, assine a nossa newsletter e receba as novidade do Blog do Unasp direto no seu email!” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_1″][vc_text_paragraph]

Objetivos do curso

Para a graduação em Teologia, aqui do Unasp, foram estabelecidos alguns objetivos que norteiam todo o processo. Separamos os objetivos em dois, os gerais e os específicos. Olha só.

Geral

O objetivo geral do curso de Teologia é formar cidadãos e profissionais altamente qualificados, capazes de coordenar informações, interagir com pessoas e interpretar de maneira dinâmica a realidade. O Curso de Teologia do Unasp tem por objetivo essencial preparar profissionais para ocuparem posições de liderança eclesiástica.

Sendo assim, tal preparo se dará através da inter-relação da teologia bíblica com a missão pastoral da Igreja. O curso buscará capacitar, treinar e inspirar os que se sentem em condições vocacionais e profissionais ao exercício pastoral eficiente, mediante o exemplo, a pregação e o ensino das verdades bíblicas.

Específicos:

• Promover o senso de responsabilidade para com Deus e a experiência pessoal com Cristo;

• Desenvolver a compreensão clara e a profunda apreciação pelas Crenças Fundamentais da Igreja Adventista do Sétimo Dia;

• Capacitar, mediante métodos e técnicas, o exercício pastoral e evangelizador;

• Estimular o cuidado espiritual necessário para com os que enfrentam situações de crise;

• Integrar o estudo teológico com os aspectos práticos mediante estágios supervisionados em atividades comunitárias, evangelísticas e pastorais;

• Despertar, através de uma sólida base acadêmica, o interesse na continuidade da pesquisa e dos estudos teológicos.

Competências e habilidades que você irá desenvolver durante o curso

Não podemos afirmar com 100% de precisão o que você estudará no decorrer da graduação em Teologia em outra instituição. Como já dissemos, as diretrizes do curso variam de uma instituição para outra.

Aqui no Unasp, por exemplo, todos os cursos possuem um Programa de Curso que fica à disposição do aluno para download. Para baixar, basta ir até a página de cursos, escolher o curso desejado e o campus de sua escolha e depois clicar em Programa do Curso no lado direito da sua tela. Fácil, né?

E para você obter o programa do curso de Teologia, clique aqui e baixe o seu.

Quais são as competências e habilidades desenvolvidas no Unasp?

• Conhecer as áreas da teologia bíblica, sistemática, histórica e aplicada;

• Estudar do texto bíblico utilizando-se do conhecimento das línguas originais – Hebraico e Grego – empregadas na escrita dos livros canônicos, apócrifos e pseudoepígrafos;

• Capacidade de utilizar os recursos homiléticos na arte da pregação do texto bíblico para a divulgação do Evangelho como boas novas de Deus ao ser humano;

• Compreender para administrar o programa pastoral da Igreja Adventista do Sétimo Dia, enquanto comunidade de fé inserida e atuante na sociedade.

Conteúdos específicos

Veja só algumas das matérias que você irá estudar no decorrer do curso:

• Ciência e Religião

• Família e Sociedade

• Grego

• Hebraico

• Hermenêutica

• Livros Históricos

• Panorama Religioso Brasileiro

• Pentateuco

• Psicologia e Aconselhamento

• Sociologia da Religião

E essas são apenas algumas das disciplina do curso, para ver a lista completa, baixe o Programa do Curso.

Áreas de atuação

O profissional formado em Teologia está preparado par atuar em áreas como:

• Ministério pastoral

• Professor de ensino religioso para alunos de ensino fundamental e médio

• Docência universitária

• Gestão de departamentos ministeriais de organizações religiosas

Teologia é o que eu quero!

Aprendeu mais sobre o curso? Esperamos que sim e que tenha gostado das informações sobre a graduação em Teologia. Afinal de contas, você vai precisar delas na hora de decidir o que cursar.

Se acaso ainda tiver dúvidas ou quiser saber mais, não deixe de falar com a gente. É só deixar o seu comentário logo abaixo.

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Não vá embora sem assinar a newsletter!” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba conteúdos direto no seu email.” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_2″][vc_text_paragraph]

Leia também:

• História: veja o que se estuda durante a graduação.

• Rádio e TV: descubra o que você vai estudar durante a graduação

• Administração: veja o que se estuda no curso de graduação.

• Ciência da Computação: veja o que se aprende no curso de graduação.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também