Blog do Unasp

Rádio e TV: descubra o que você vai estudar durante a graduação

Você acha que Rádio e TV é a sua praia? Então veja nesse post quais são as principais áreas, disciplinas e competências desenvolvidas ao longo da graduação.

Se você chegou até esse post é porque muito provavelmente você se interessa pelo curso de Rádio e TV, estamos certos?! No entanto, quando chega o momento de escolher um curso de graduação o ideal é que você tenha o máximo de informações sobre a sua futura faculdade e profissão.

Esse processo de pesquisa facilita na hora de fazer a sua escolha final. E se você está naquele momento de optar por um curso é imprescindível ter o máximo de informações possíveis sobre a graduação. Afinal de contas, entender como funciona a sua futura profissão irá tornar a sua escolha mais assertiva e segura.

Com o intuito de ajudar, escrevemos esse post para que você conheça mais sobre o curso de Rádio e Tv. Quais são as suas metodologias, disciplinas e áreas de interesse.

Ter conhecimento sobre a matriz curricular do curso é de extrema importância para entender melhor a graduação e a profissão.

Ah, só um aviso! Retiramos essas informações do curso oferecido aqui no Unasp. Sendo assim, é bem provável que em outras instituições o foco ou algumas disciplinas sejam diferentes. Mas não se preocupe, de forma geral elas são bem parecidas.

Sobre o curso

O curso de Rádio e TV tem como meta formar profissionais capacitados a atuarem em áreas com foco criativo. Dessa forma, a graduação oferece aos alunos uma formação completa para atuação no mercado do audiovisual. Focando em atividades nas áreas de criação, direção, edição, produção, roteiro e gestão.

Com o intuito de formar profissionais que tenham controle e conhecimento em diversos tipos de produções audiovisuais. O curso precisar ter uma estrutura formada por estúdios de televisão e fotografia, uma rádio FM e laboratórios de edição. De tal forma para que as aulas práticas possam dar aos alunos a vivência necessária para se prepararem para as demandas do mercado.

Se caso você queira assistir ao vídeo mais tarde, para não atrapalhar a sua leitura, você pode clicar aqui e o vídeo irá carregar em outra página 😉 

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Objetivos do curso

Para a graduação em Rádio e TV foram estabelecidos alguns objetivos. São eles:

• Transmitir conhecimentos e veicular valores, de modo a assegurar às pessoas o direito de acesso à informação;

• Promover a participação na sociedade nacional das populações marginalizadas, em consonância com as diretrizes do Plano Nacional de Cultura;

• Atuar de forma eficiente com processos destinados a tornar comuns informações, conhecimentos, atitudes e valores, através da produção e uso de sistemas semióticos e tecnológicos que possam levar à cooperação e ao diálogo;

• Contribuir para a democratização no uso do sistema de comunicação eletrônica do país, no contexto das novas tecnologias e da mobilização da sociedade civil;

• Veicular de forma coerente e responsável as realizações e conquistas da(s) entidade(s) e/ou comunidade(s) à(s) qual(is) servem;

• Divulgar de forma eficiente e ética as virtudes de produtos, serviços, marcas, entidades, visando à formação de uma imagem positiva diante dos meios de comunicação e da comunidade em geral.

Ou seja, certamente os objetivos são parâmetros que embasam e norteiam a graduação.

Competências e habilidades que você irá desenvolver durante o curso

Todos cursos oferecidos pelo Unasp possuem um Programa de Curso que fica à disposição do aluno para download. Para baixar, basta ir até a página de cursos, escolher o curso desejado e o campus de sua escolha e depois clicar em Programa do Curso no lado direito da sua tela.

E para você obter o programa do curso de Rádio e TV, clique aqui e baixe o seu.

E essas são as competências você irá desenvolver durante o curso

• Gerar produtos audiovisuais em suas especialidades criativas, como escrever originais ou roteiros para realização de projetos audiovisuais; adaptar originais de terceiros; responder pela direção, realização e transmissão de programas audiovisuais; editar e finalizar programas analógicos ou digitais;

• Saber como planejar, orçar e produzir programas para serem gravados ou transmitidos; administrar, planejar e orçar estruturas de emissoras ou produtoras;

• Dominar as linguagens e gêneros relacionados às criações audiovisuais;

• Conceber projetos de criação e produção audiovisual em formatos adequados a sua veiculação nos meios massivos, como rádio e televisão, em formatos de divulgação presencial, como vídeo e gravações sonoras, e em formatos típicos de inserção em sistemas eletrônicos em rede, como CD-ROMs e outros produtos digitais;

• Compreender as incidências culturais, éticas, educacionais e emocionais da produção audiovisual mediatizada em uma sociedade de comunicação;

• Assimilar criticamente conceitos que permitam a compreensão das práticas e teorias referentes à área audiovisual.

Conteúdos específicos

Mesmo que você nunca tinha tido contato com o curso ou com alguém que estude, conhecer as disciplinas irá fazer você entender um pouco melhor sobre o que é estudado. São elas:

• Criação e Direção em RTV

• Direção de Fotografia

• Dramaturgia e Direção de Atores

• Edição de Vídeo e Design Sonoro

• Educomunicação

• Memória e Documentação

• Roteiro Ficcional

• Tecnologia Digital e Audiovisual

• Tendências da Comunicação

• Teorias da Comunicação

• Videografismo e Vinhetas Sonoras

Interessante, né? Antes de mais nada, para ver a lista completa das disciplinas, você pode baixar o Programa do Curso.

Áreas de atuação

De forma geral, o profissional de Rádio e TV é responsável por produzir, gerenciar e chefiar gravações de programas de rádio, televisão e também de peças veiculadas pela internet. É ele quem monta cenários, roteiros, iluminação, gravação e edição de produtos cinematográficos. O curso de Rádio e Televisão do Unasp é voltado para os segmentos do audiovisual e tem por objetivo formar profissionais competentes e qualificados para atuarem no mercado.

Essas são algumas das áreas que o profissional de Rádio e TV pode atuar:

• Agências de Comunicação

• Canais de TV a Cabo

• Agências de Publicidade e Propaganda

• Produtoras Digitais

• Produtoras Independentes

Partiu Rádio e TV?

Por fim, esperamos que tenha gostado das novas informações sobre a graduação em Rádio e TV. Afinal de contas, você vai precisar delas na hora de decidir o que cursar.

Se acaso ainda tiver dúvidas ou quiser saber mais, não deixe de falar com a gente. É só deixar o seu comentário logo abaixo.

Até a próxima!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!