Blog do Unasp

Administração: veja o que se estuda no curso de graduação.

Você está de olho no curso de administração? Descubra aqui quais são as principais matérias, áreas e competências ensinadas no decorrer da graduação.

Quando chega o momento de escolher um curso de graduação o ideal é que você tenha o máximo de informações sobre a sua futura faculdade e profissão. Para assim, facilitar na hora de fazer a sua escolha final. E se você chegou até aqui é porque muito provavelmente você está paquerando o curso de administração. Certo?

A principio o que mais procuramos nos informar são as áreas de atuação, como é o mercado de trabalho e qual o perfil do profissional da área. Você também é assim? Em suma, costumamos focar a nossa atenção no futuro. Queremos ter um vislumbre do que seremos se estudarmos determinado curso. E tá tudo certo! Precisamos mesmo ter essa ideia de futuro, até porque essa será a nossa projeção e meta pessoal e profissional.

No entanto também é preciso ter outras informações para fazer a melhor escolha. Por exemplo, saber o que você irá aprender no decorrer do curso. Como, quais são as principais matérias e quais são as habilidades e competências que o curso irá desenvolver no aluno.

Portanto, antes de escolher a sua graduação, dê uma olhada nas matrizes curriculares que as faculdades oferecem. Elas darão uma boa pista para descobrir se esse curso combina mesmo com o seu perfil e aspirações pessoais. 😉

Então, para te ajudar nesse processo de escolha levantamos algumas informações preciosas sobre o que você estudará durante a faculdade. Ah, e como não somos bobos nem nada, aproveitamos para adicionar algumas informações extras. Olha só!

Sobre a carreira

A carreira em administração possui um campo vasto em oportunidades. Para quem busca uma área de grande procura, o futuro profissional em administração encontrará espaço em praticamente todos os tipos de organizações, sejam elas públicas, privadas ou sem fins lucrativos. O mercado está sempre em alta e buscando bons administradores. Ou seja, não vai faltar oportunidade de emprego. Eita coisa boa!

Além disso, a administração é uma área bem ampla. Onde há a possibilidade de trabalhar em diferentes frentes. O administrador pode atuar em controladoria, recursos humanos, gestão financeira, logística e vendas e até mesmo planejamento estratégico e marketing, por exemplo.

Sobre o curso

O curso tem como finalidade básica a formação de um profissional de administração, habilitado
em nível de graduação, para investigar, diagnosticar, prescrever e aplicar soluções práticas aos negócios. Um diferencial do curso de administração aqui no Unasp é que todos os conteúdos e áreas são estudadas através de uma visão completa, não dicotomizada, contextualizada e transformadora de ser humano, baseada em princípios cristãos e conduta ética. Legal né?

Agora, rigorosamente falando, a formação de um administrador deve estar alicerçada na sólida formação teórica, associada a uma ênfase à aplicação prática dos conhecimentos e reflexão constante sobre a ação profissional. Trocando em miúdos, o curso precisa ser bem prático e alinhado com as mudanças do mercado de trabalho. Assim como os profissionais atuantes, os alunos de administração precisam estar atentos e disponíveis para aprender com o mercado em constante expansão e mudança. Fique de olho nisso ao escolher a sua faculdade.

O curso também deve oferecer uma formação básica, em nível superior, que permita ao aluno entender os mecanismos da pesquisa, do relacionamento humano e do contexto econômico e social do país e do mundo, permitindo integrar-se perfeitamente no mercado de trabalho.

O que mais o curso de administração deve oferecer ao aluno?

• Também deve oferecer uma elevada formação técnica e profissional em todos os ramos do conhecimento relacionados com a Administração com destaque para os conhecimentos nas áreas de
informática, serviços e marketing, mas sempre com uma visão generalista;

• Oferecer espaço para o surgimento e desenvolvimento de lideranças capazes de tomar
decisões equilibradas, agir com criatividade e demonstrar espírito empreendedor;

• Oferecer oportunidade para a demonstração do respeito pelo valor intrínseco e pelo direito
das outras pessoas;
Oferecer melhoria contínua, eficiência no serviço, atendimento aos requisitos sociais e éticos;

• Oferecer incentivo para participação ativa de seu próprio aprendizado.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Competências e habilidades que você irá desenvolver durante o curso

As diretrizes curriculares do curso de administração variam de uma instituição para outra. Portanto é difícil afirmar com 100% de precisão o que você estudará no decorrer dos quatro anos da graduação.

O ideal, para evitar futuras surpresas desagradáveis, é que você tenha acesso às diretrizes curriculares do curso antes de fazer a matrícula. Desse modo você poderá fazer a sua escolha, em relação em qual instituição estudar, com mais certeza que ela irá suprir as suas necessidades e desejos em relação ao curso.

Aqui no Unasp todos os cursos possuem um Programa de Curso que fica à disposição do aluno para download. Para acessar e baixar basta você ir até a página de cursos, escolher o curso que deseja e o campus da sua escolha. Após isso, você será direcionado para  página do curso e campus escolhido, e então poderá fazer o download de um documento com as diretrizes curriculares. Fácil né?

No entanto, de maneira geral os cursos de administração possuem muitas características em comum. Principalmente em relação às competências e habilidades que serão desenvolvidas no aluno no decorrer dos anos da graduação. Assim fica mais fácil estabelecer alguns pontos em comum.

Para atingir o perfil profissional desejado o profissional de administração precisa desenvolver as seguintes competências:

• Reconhecer e definir problemas, pensar em soluções estratégicas e introduzir modificações no processo produtivo de uma empresa.

• Irá analisar de maneira preventiva. Transferindo e generalizando conhecimentos em diferentes graus de complexidade. Tomando decisões certeiras no processo produtivo;

• Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional. Inclusive nos
processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;

• Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;

• Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas.

• Irá expressar de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;

• Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa e vontade de aprender. Ser uma pessoa aberta às mudanças;

• Ter consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;

• Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional;

• Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração. Fornecendo pareceres e conduzir perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais;

• Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações.

Conteúdos específicos

Como já dissemos lá em cima, as matérias mudam de curso para curso. Porém, há certos temas que são específicos de administração. E portanto, abordados em praticamente todas as instituições. São eles:

• Finanças e Orçamentos;

• Materiais, Produção e Logística;

• Mercado e Marketing;

• Planejamento Estratégica;

• Recursos Humanos;

• Responsabilidade Social e Terceiro Setor;

• Serviços;

• Sistemas de Informações;

• Teoria da Administração e das Organizações.

E depois do curso?

Depois de formado o egresso em administração terá as seguintes competências desenvolvidas:

• Irá saber utilizar as informações contábeis para diagnosticar a situação econômico-financeira da
organização e orientar a tomada de decisão;

• Irá identificar dificuldades como oportunidades, lidar e propor soluções em processos de mudança;

• Coordenará equipes de trabalho e saberá liderar;

• Irá raciocinar de maneira lógica, crítica e analiticamente;

• Estará preparado para tomar decisões a partir de uma visão sistêmica das organizações;

• E terá a competência de gerir organizações de forma estratégica e inovadora.

Áreas de atuação no mercado de trabalho

Depois da faculdade haverá várias áreas nas quais você poderá atuar. Aqui no blog já comentamos sobre algumas delas. Se você quiser ler o post completo é só clicar aqui.

No entanto, vamos dar um gostinho de algumas delas:

• Administração de empresas;

• Administração do terceiro setor;

• Controladoria;

• Empreendedorismo;

• Marketing;

• Logística;

• Comércio Exterior.

E aí, gostou do que leu? Se caso a resposta for afirmativa, então você está no rumo certo! Administração é o curso que mais combina com o seu perfil e aspirações. Topa encarar essa profissão?

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!