Blog do Unasp

Como anda a sua relação com a redação? E mais, temas para praticar!

Como anda a sua relação com a Redação? Você está preparado(a) para enfrentar o vestibular e Enem? Vamos conversar um pouco mais sobre isso e também abordar dois temas para você praticar a escrita dissertativa. É só continuar a ler este post.

A escrita pode ser um prazer ou uma tortura, dependendo da forma como você encara a tarefa. Você já parou para pensar como anda sua relação com a Redação? Afinal, escrever bem deixou de ser necessidade no cotidiano e tornou-se um imperativo, quase uma questão de sobrevivência. Vestibulares, concursos e até uma solicitação de emprego, exigem um texto bem elaborado. A melhor notícia que vai receber hoje é… você não precisa gostar de Redação. Basta dominá-la. Portanto não é uma questão de ter um talento para escrita, mas sim compreender e dominar as técnicas para escrever bem.

Os vestibulandos apresentam grandes dificuldades em passar ideias para o papel. Podem ser incríveis nos exercícios de múltiplas escolhas, mas quando se veem diante de uma folha em branco são tomados pelo pânico. E, feliz ou infelizmente, trago uma verdade: se você quer ter sucesso deve escrever bem.

Qual será o tema da redação?

Todos os anos professores e curiosos se preocupam em “adivinhar” o tema do Enem. Já acertei muitas vezes, mas não é isso o que importa. Uma vez que estar preparado é o essencial, este é o segredo. O manual do candidato é muito claro ao afirmar que a dissertação versará sobre qualquer tema. Qualquer quer dizer isso mesmo, qualquer! Logo, tentar adivinhar os temas não será a solução para os seus problemas. Então em primeiro lugar é preciso aprender a escrever a redação da forma correta.

Dica extra! Clique aqui para assistir a um vídeo no YouTube com dicas para escrever uma redação modelo Enem.

Portanto esteja ciente de que a informação é uma condição sine qua non para se atingir uma boa pontuação em Redação. Ah, você não sabe o que significa a locução adjetiva latina sine qua non? Pois é, ótima oportunidade para recordar o que é uma locução adjetiva, descobrir o que essa aí significa e colocá-la nos seus textos daqui em diante.

Não, nem pense que escrever bem é escrever difícil, nada disso. Seu texto deve ser claro e objetivo, entretanto, se você domina um vocabulário mais rebuscado por que não mostrar isso? Afinal, segundo Francis Bacon: “saber é poder”. Logo, no Enem a sua arma é o conhecimento.

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Por isso, antes de praticar a escrita busque compreender qual é a estrutura de uma redação. Quais são as suas principais características e os erros mais comuns que devem ser evitados, por exemplo. Quanto mais você souber sobre a escrita da Redação e quais são as principais exigências nos vestibulares e Enem, mais você estará preparado para o próximo passo. Isto é, escrever! Conforme citei no início do post, não é tão simples acertar qual será o tema da redação no Enem. No entanto, através de análises do que está acontecendo no mundo e quais são os assuntos em alta, é possível chegar em alguns palpites.

Vamos praticar?

Uma vez que já compreendemos a importância de estudar e pesquisar mais sobre a estrutura da redação está na hora de praticar. Por isso, separei dois temas para você, um bem atual e que tem tudo a ver com a sua geração e outro mais antigo, que pode promover uma retrospectiva histórica interessante. Para cada um deles fiz um comentário e sugeri roteiro de pesquisa, tags que podem render uma argumentação potente. Aliás, argumentação é tudo de bom. Mas é assunto para um outro post.

Por enquanto divirta-se ao aprender mais sobre a cultura Geek e sobre a Internet.

Tema 1: Cultura Geek

Partindo das tendências surgidas no limiar do século XXI estereótipos tidos como estranhos, até então chamados de vanguarda, tornaram-se reais e lançaram os fundamentos de uma nova cultura que assumiu contornos mais populares. Impossível não pensarmos em Netflix e nos mais variados games .

A tecnologia deu um superdimensionamento a tudo o que cabe na palma da mão. O mundo que era dos nerds hoje pertence aos geeks com o aval da economia, do mercado e até da Educação. Sim, ela reconhece o valor dessa cultura nascida na penumbra e trazida à luz pelos cavaleiros Jedi e defendida de hoje em diante por todos os heróis. Sejam eles da Marvel ou DC.

Roteiro para pesquisa:

• Nerds e Geeks

• Geek City 2018-2019

• Influência Geek na moda

• Consumo geek- fidelidade e comprometimento

• Star Trek , Star Wars, Batman, Pantera Negra, Avengers

• Comic Con e outras feiras

• Cosplay

• Mercado de trabalho para Geeks

Tema 2: A Internet faz 50 anos

A Guerra Fria nos deu a Arpanet. Do primeiro e-mail ao whats nosso de cada dia 50 anos se passaram. Desde 1980 essa tecnologia — nascida da necessidade de uma comunicação sigilosa durante a Segunda Guerra Mundial — já passeava no meio acadêmico com o nome de Internet. A rede chegou aqui em 1995 e rapidamente nos colocou no ranking mundial de população virtual e de horas de acesso.

Roteiro para pesquisa:

• Arpanet e Internet

• Mundo conectado

• Redes sociais

• Número de usuários

• Nomofobia

• Globalização

Para concluir

Agora é com você! Reserve um tempo para compreender como anda a sua relação com a Redação. Seja sincero(a) e perceba quais são as suas potencialidades e fragilidades na hora de escrever. Compreenda melhor como escrever uma boa redação, através da técnica, depois pratique os temas que proposto neste post.

Bons estudos!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!