Blog do Unasp

O que é Leitura Dinâmica e como ela pode te ajudar a ler mais livros

Conheça mais sobre a técnica de leitura Leitura Dinâmica e saiba como ela pode te ajudar a ler mais livros.

A leitura está presente constante no nosso dia a dia. Lemos mensagens no WhatsApp, livros, anotações da agenda, revistas, jornais, conteúdos como este post e muito mais! Entretanto, você já ouviu falar em uma tal de Leitura Dinâmica?

Para quem trabalha em áreas da escrita como: jornalismo, produção de conteúdo web e marketing digital, por exemplo, a leitura dinâmica é uma habilidade primordial. Afinal, se estes profissionais aplicam a técnica da leitura dinâmica, eles tendem a aproveitar ainda mais o tempo e consequentemente sendo mais produtivos. E dessa forma, tendo melhores resultados em suas atividades.

No entanto, a leitura dinâmica não é uma habilidade que auxilia apenas profissionais da escrita. Ela é também é muito útil para estudantes, de forma geral, e em outras atividades com direito, por exemplo.

De forma geral através da leitura que aprofundamos nossos conhecimentos, nos mantemos atualizados e construímos nosso repertório sobre diversos assuntos, temas e histórias. 

Entretanto, nem sempre é possível dedicar o tempo necessário para fazer a leitura completa de um artigo ou de um livro. Por isso, nessas situações, a leitura dinâmica ajuda a extrair as informações mais importantes em menos tempo, de forma prática e eficaz.

Vamos explicar melhor logo abaixo.

O que é Leitura Dinâmica?

Primeiramente, é importante compreender que a Leitura Dinâmica é uma técnica que tem como objetivo, aumentar a velocidade de leitura sem comprometer a compreensão do texto e a absorção de informações.

Existem alguns métodos diferentes de aplicar a leitura dinâmica, tanto para livros e artigos, quanto para textos online. No entanto, todos possuem o objetivo de ler de maneira clara, porém mais rápida e fluida.

Pensando nisso, listamos algumas técnicas e maneiras eficazes de utilizar a Leitura Dinâmica a seu favor e realizar uma leitura proveitosa. Bóra ver?

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Por isso, em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Aplicando a Leitura Dinâmica

Para aplicar a Leitura Dinâmica é preciso seguir alguns passos, aprender métodos e realizar alguns exercícios. Veja só.

Nada de ruídos

Ler em um lugar com muito barulho não é nada produtivo. Por isso, antes de ler, desligue a TV, mantenha o celular no silencioso e coloque o computador em descanso de tela.

Depois dessa limpeza, procure um lugar confortável e claro – utilizando a luz natural ou uma abajur – e comece o treino. A Leitura Dinâmica se dá com a prática e alguns exercícios vão te ajudar. É importante treinar um texto que você já conheça!

Contagem de tempo

Conhecer seu ritmo e seu tempo de leitura irá te ajudar a comparar o crescimento. Portanto, cronometre um minuto no relógio ou no celular e conte quantas palavras, do texto que você escolheu, consegue ler nesse tempo. 

Um leitor normal costuma ler 150 palavras por minuto, tendo 60% de aproveitamento. Porém, já um leitor dinâmico aplicado, consegue ler 5 a 8 vezes melhor: 800 palavras, com compreensão de 80% do conteúdo.

Dedos e marca página

Comece a ler o texto! No entanto, tome cuidado para não pronunciar o que lê, mexendo a boca ou balbuciando. Além disso, também tente evitar voltar sempre para a mesma linha do texto durante a leitura.

Então, acelere a leitura do trecho escolhido e acompanhe as linhas com o dedo ou com um marca página. Não tenha medo; acelere cada vez mais. 

Você não vai entender muita coisa no começo, mas seu cérebro vai ser forçado a absorver as informações e o subconsciente fará o trabalho de juntar tudo o que leu para te dar a compreensão. 

Visualizando a estrutura

Consequentemente, após a aceleração na leitura, seu pensamento vai mudar e seus olhos aprenderão a focar em um único ponto da palavra, geralmente no meio.

E é aí que tudo acontece: você não verá mais o texto como uma sequência de letras, mas em estruturas de pensamento. Por isso, para ler dinamicamente, você vai passar das sílabas para as palavras e das palavras para as ideias centrais do texto.

Trocando a leitura

Aos aos poucos, mude o tipo de texto. Faça os exercícios numa frequência maior e com diferentes estilos de texto. Ou seja, do livro que você já decorou, passe para os artigos e revistas, por exemplo.

Então, alterne os gêneros literários, velocidade e complexidade das publicações. Depois procure algo mais denso. 

Praticando

A Leitura Dinâmica possui força suficiente para te ajudar no dia a dia. Busque sempre compreender o que você está lendo e absorve o que é importante.

Além disso, é somente praticando que você conseguirá êxito. Sua leitura estará dinâmica quando você conseguir ler, entender e interpretar em segundos ou minutos. Experimente!

Não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Coloque o seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Por isso, em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!